Buscar

Qual a diferença entre gerador síncrono e motor síncrono?

💡 2 Respostas

User badge image

João Pedro

uM G. SINCRONO TEM a execução e também é composto de forma bem parecida com um motor sincrono , para gerar corrente elétrica é necessario utilizar uma fonte de campo magnetico variavel.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, devemos aplicar nossos conhecimentos sobre motor e gerador síncronos.

Na prática, um motor síncrono e um gerador síncrono são idênticos fisicamente, porém seu funcionamento tem uma diferença primordial: enquanto o motor tem fluxo de potência girando em um sentido, o fluxo de potência do gerador irá girar em sentido invertido.

Em outras palavras, o mesmo equipamento pode funcionar como motor ou como gerador, dependendo do tipo de equipamento que está ligado ao eixo:

  • Se o equipamento está conectado mecanicamente a uma carga, funcionará como motor (campo do rotor atrasado em relação ao campo do estator); e
  • Se estiver ligado a uma fonte de energia mecânica (uma turbina, por exemplo) funcionará como gerador (campo do rotor adiantado em relação ao campo do estator).

Portanto, a principal diferença entre um motor síncrono e um gerador síncrono é o fluxo de potência, que tem sentido oposto um em relação ao outro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais