Buscar

Como calcular o fator de amortecimento viscoso?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

O fator de amortecimento é a razão entre a constante de amortecimento real do sistema (\(c\)) pela constante de amortecimento crítico (\(c_{cr}\)). Tais constantes são obtidas através das soluções da equação de movimento do sistema (equações diferenciais) em análise. O fator de amortecimento é um parâmetro adimensional que expressa o quanto o sistema está amortecido, e é representado pela letra grega zeta \(\zeta \).

                                                                                        \(\zeta = \frac{c}{c_{cr}} \\ \)

                                                                                      \(\boxed { \zeta = \frac{c}{2m \omega _{n}} } \)

Onde \(\omega_{n}\) é a frequência natural do sistema. Quando seu valor for menor que 1, o sistema está subamortecido e é dissipativos, apresentando resposta em vibração livre oscilatória. Quando seu valor for igual a 1, o sistema está criticamente amortecido, sendo dissipativo também mas com um menor nível de amortecimento tal que a resposta em vibração livre do sistema não é mais oscilatória. E por fim, quando o valor do fator de amortecimento for maior que 1, o sistema está super amortecido, sendo um sistema dissipativo e não oscilatório.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais