Buscar

Qual a diferença entre interpretação restritiva e extensiva?

Qual a diferença ????

💡 9 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Em relação ao resultado, uma interpretação pode ser:

-Restritiva: quando a lei possui palavras que ampliam a vontade da lei, e acabe à interpretação reduzir esse alcance, 

-Extensiva: quando a lei carece de amplitude, ou seja, diz menos do que deveria dizer, devendo o intérprete verificar qual os reais limites da norma

1
Dislike2
User badge image

Luiz Fernando

Interpretação restritiva Esta interpretação restringe o sentido da norma jurídica. Isso quer dizer que a norma jurídica disse mais do que ela queria dizer. Há uma superabundância normativa. Nesse sentido, vem o interprete e faz uma interpretação teleológica para restringir o alcance daquela norma jurídica, de modo a dar uma interpretação menos ampla àquela norma jurídica.
6
Dislike1
User badge image

Luiz Fernando

Interpretação Extensiva É aquela que amplia o sentido da norma, pois, a norma disse menos do que ela queria, por isso o interprete deve ampliar o sentido ou alcance delas. Geralmente o interprete utiliza-se do método teleológico.
6
Dislike1
User badge image

Renata Carolina Almeida

A interpretação restritiva, como o próprio nome diz, tenta restringir o que a letra da lei diz, por ela ter sido muito vaga. Um exemplo seria a "para a conveniência da instrução penal", o que seria a conveniência nesse caso? em uma visão mais restritiva desse exemplo, considera-se a celeridade e integridade do processo. Já a interpretação extensiva, tenta expandir o significado da letra da lei, como o significado de residência no sentido da inviolabilidade do lar, podendo ser o escritório ou até o barco de alguém!

6
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais