Buscar

Quais são as espécies de estabilidade previstas na legislação trabalhistas? Explique cada uma delas.

Direito Individual do Trabalho.

💡 2 Respostas

User badge image

Rafael da Silva Camargos

Bom, não sei se intendi a pergunta, mas não consigo me recordar sobre as especies de estabilidade. Posso estar enganado, obviamente. O que posso dizer são algumas hipoteses de estabilidade. 

O sistema adotado atualmente em nosso ordenamento juridico é a estabilidade provisória, existe em um certo periodo de tempo e é o caso, por exemplo, dos:

-Dirigentes, representantes sindicais e membros da comissão de Conciliação prévia.

- Gestante

- Representantes do conselho do FGTS, representantes dos trabalhadores no CNP 

- Empregado que esteja cumprindo serviço militar

- Afastamento superior a 15 dias e recebimento do auxilio doença, assegurada por 12 meses após o término do auxilio.

Os que NÃO tem estabilidade:

- Membro do conselho fiscal do sindicato

- Dirigente sindical

- Delegado sindical 

- Cargo de gerência e diretoria.

Bom, não tenho certeza se esta foi a sua pergunta. Mas se achar uma resposta para ela coloque aqui no site, estou curioso.

 

Vlw

0
Dislike0
User badge image

Larissa Zanelatto

A estabilidade é prevista na CLT no capítulo VII e dispõe as seguintes condições para o trabalhador ter estabilidade:

Art. 492 - O empregado que contar mais de 10 (dez) anos de serviço na mesma empresa não poderá ser despedido senão por motivo de falta grave ou circunstância de força maior, devidamente comprovadas.

Art. 495 - Reconhecida a inexistência de falta grave praticada pelo empregado, fica o empregador obrigado a readmiti-lo no serviço e a pagar-lhe os salários a que teria direito no período da suspensão.

Art. 499 - Não haverá estabilidade no exercício dos cargos de diretoria, gerência ou outros de confiança imediata do empregador, ressalvado o cômputo do tempo de serviço para todos os efeitos legais

§ 1º - Ao empregado garantido pela estabilidade que deixar de exercer cargo de confiança, é assegurada, salvo no caso de falta grave, a reversão ao cargo efetivo que haja anteriormente ocupado.

 

§ 3º - A despedida que se verificar com o fim de obstar ao empregado a aquisição de estabilidade sujeitará o empregador a pagamento em dobro da indenização prescrita nos arts. 477 e 478.

 

Art. 500 - O pedido de demissão do empregado estável só será válido quando feito com a assistência do respectivo Sindicato e, se não o houver, perante autoridade local competente do Ministério do Trabalho e Previdência Social ou da Justiça do Trabalho.               

Ademais, a Lei postula estabilidade provisória (período em que o empregado tem seu emprego garantido e só pode ser despedido caso haja justa causa ou força maior. A estabilidade é prevista para as gestantes (desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o nascimento); para os dirigentes sindicais (a partir do registro da candidatura até um ano após o término do seu mandato);

Além da estabilidade provisória, relativa, definitiva e híbrida.  A definitiva é conferida aos funcionários públicos.

A estabilidade relativa é conferida aos trabalhadores da CIPA (desde o registro da candidatura até um ano após o final do mandato, não podendo ser dispensado arbitrariamente ou sem justa causa). 

A híbrida é aplicada ao trabalhador que sofreu acidente de trabalho (garantia de estabilidade por 12 meses após o retorno da licença).

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais