Buscar

Quais são os subsistemas que constituem a memória de longo prazo?

💡 5 Respostas

User badge image

Tiago Bianchetti

A memória não declarativa e memória declarativa (dividida em memória semântica e a memória episódica)

5
Dislike0
User badge image

Maria Angela Guzzi

A memória de longo prazo é a que retêm recordações de episódios e fatos da nossa vida. E nela podemos identificar dois subsistemas diferentes: a memória declarativa e a memória não declarativa.

A memória não declarativa também chamada de implícita é uma memória automática e reflexa, que guarda as informações de “saber como fazer as coisas”.
Por exemplo, a pessoa pode não se lembrar que sabe tocar um instrumento, mas diante desse começa a tocar. Outros exemplos, após aprender a dirigir um carro ninguém mais dá atenção às marchas, ao freio, pois se torna uma ação automática, assim como escovar os dentes.

A memória declarativa também chamada explícita é o conjunto de informações sobre pessoas, lugares, situações, acontecimentos ou fatos, que guarda informações do “saber que”. Por exemplo, a pessoa sabe que no dia anterior foi a uma festa, vestida com uma determinada roupa, encontrou determinadas pessoas. É a ela que nos referimos quando usamos o termo “memória”.

Na memória declarativa podemos identificar dois subsistemas: memória semântica e a memória episódica.

A memória semântica envolve os conhecimentos organizadores do mundo, por exemplo, lembramo-nos do dia que o Brasil foi descoberto e quem o descobriu.

A memória episódica é a memória autobiográfica e envolve os acontecimentos da vida de uma pessoa, por exemplo, lembrar da sua formatura, do dia do casamento, da entrevista de emprego.


1
Dislike0
User badge image

Sandra Barros

 subsistemas que constituem a memória de longo prazo

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais