Buscar

Qual foi o primeiro microprocessador desenvolvido e utilizado comercialmente?

💡 5 Respostas

User badge image

Rebeca Fazolo

Intel 4004

 

Fontes : https://www.hardware.com.br/noticias/2011-11/40anos-i4004.html

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Foi o Intel 4004. O Intel 4004 pode ser caracterizado como um 4-bits da unidade de processamento central (CPU), divulgado pela Intel Corporation em 1971. Foi a primeira disponível comercialmente microprocessador ,e o primeiro de uma longa fila de processadores Intel.

O design do chip, implementado com a tecnologia MOS Silicon Gate, começou em abril de 1970 e foi criado por Federico Faggin, que liderou o projeto do início ao fim em 1971. Marcian Hoff formulou e liderou a proposta arquitetônica em 1969, e Masatoshi Shima contribuiu para a arquitetura e posteriormente para o design lógico.

A primeira venda comercial do 4004 totalmente operacional ocorreu em março de 1971 à Busicom Corp. do Japão por sua calculadora eletrônica 141-PF , para a qual foi originalmente projetada e construída como um chip personalizado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais