Buscar

Qual a ligação entre Fernando Pessoa e Camões?

💡 6 Respostas

User badge image

Larissa Dias

Luís de Camões, em “Os Lusíadas”, e Fernando Pessoa, na “Mensagem”, cantam Portugal e a sua História,mas em perspectivas diferentes: Luís de Camões celebra o apogeu e pressente a decadência do Império;Fernando Pessoa retorna às origens e às descobertas marítimas, mas situa-se na fase terminal do processode dissolução do Império

3
Dislike0
User badge image

Carla Côre

Se não me falha a memória, Camões sendo uma espécie de ícone da literatura lusófona, inspirou muitos autores posteriores, inclusive Fernando Pessoa. Este queria ser tão bom, quanto Camões. Se fossemos falar da maior ligação entre eles, seria na escrita, não no "fazer literário", já que Camões é clássico ( referência aos mitos gregos em sua obra) e Pessoa é moderno, mas sobre o povo português. Sabendo que Pessoa inspirava-se em Camões, escreveu "Mensagens", que não só faz uma referência ao povo português, como também a intertextualidade com "Os Lusíadas", sem deixar explíxito. 

Você poderá encontrar mais informações aqui : https://pt.scribd.com/doc/60587288/Luis-de-Camoes-e-Fernando-Pessoa-Reflexao-Global

 

Se você estiver cursando a disciplina Literatura Portuguesa I do Cederj, encontrará essa informação no caderno didático Volume 2, início da aula 1. Não limitando-se ao material, espero que o link acima possa ajudá-la, mas de forma geral, eu diria que a principal ligação entre eles é a intertextualidade da obra pessoana "Mensagens", com a camoniana "d' Os Lusíadas". 

 

Abraços! 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

Fernando Pessoa (1888-1935) foi um dos mais importantes poetas da língua portuguesa e figura central do Modernismo português. Poeta lírico e nacionalista cultivou uma poesia voltada aos temas tradicionais de Portugal e ao seu lirismo saudosista, que expressa reflexões sobre seu “eu profundo”, suas inquietações, sua solidão e seu tédio. Foi vários poetas ao mesmo tempo, criou heterônimos - poetas com personalidades próprias que escreveram sua poesia.


Por sua vez, Luís de Camões (1524-1580) foi um poeta português. Autor do poema "Os Lusíadas", uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal. É o maior representante do Classicismo Português.


Tratando-se de semelhanças entre Camões e Pessoa, cita-se os poemas sobre a História de Portugal, o protagonismo de personagens importantes da história portuguesa, o sacrifício de parte dos personagens por uma causa patriótica, a evocação do passado para idealizar o futuro.

Fontes:

  • https://www.ebiografia.com/fernando_pessoa/. Acesso em 02 de outubro de 2018;
  • https://www.ebiografia.com/luis_camoes/. Acesso em 02 de outubro de 2018;
  • https://www.slideshare.net/complementoindirecto/reflexos-de-cames-em-pessoa. Acesso em 02 de outubro de 2018.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais