Buscar

Quem comete um delito por TOC, é considerado semi-imputável ou inimputável?

Ou é imputável?

💡 3 Respostas

User badge image

Raquel Nascimento

"

Segundo prevê o caput do art. 26 do CP, somente é considerado inimputável quem, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado não possuir, no momento da ação ou omissão, plena capacidade para entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Para o reconhecimento da inimputabilidade, seria necessário que a princípio a psicopatia se tratasse de uma doença mental ou de desenvolvimento mental incompleto ou retardado. Caso verificada uma dessas anomalias, seria preciso analisar se, no momento dos fatos, tal circunstância seria suficiente para retirar a capacidade de entender e querer dos seus portadores.

Por sua vez, para o reconhecimento da semi-imputabilidade, precisaríamos verificar se a psicopatia é uma perturbação da saúde mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado. Se verificada qualquer uma delas, seria imprescindível analisar se seria suficiente para retirar do autor dos fatos, no momento da conduta, a capacidade de entender e querer.

Como podemos verificar, apesar de o tema não estar explicitado no Código Penal, não é impossível discorrermos sobre o assunto. A partir dessa concepção legal, construímos nosso entendimento, que nos levou à conclusão acerca da problemática ora proposta.

Ao analisarmos a possível inimputabilidade dos seus portadores, verificamos de pronto que a psicopatia não se trata de uma doença mental, mas de uma forma de ser no mundo, uma forma de se expressar."

Fonte: http://micheleabreu.jusbrasil.com.br/artigos/121944082/da-imputabilidade-do-psicopata

 

1
Dislike0
User badge image

Diego Thierry

Mas no caso que perguntei foi a respeito de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) pois dependendo do tipo de TOC que a pessoa tem ela pode acabar cometendo um delito pois esses individuos só sossegam depois que fizeram o que acham que é necessário ser feito.

0
Dislike0
User badge image

Julia Hannah Santos Pereira

não sei ao certo, Diego. Mas a inimputabilidade está ligada ao indivíduo que por algum motivo (de transtorno ou idade) não tem conhecimento da ilegalidade de seu ato, não entendem o caráter ilícito. E pessoas com Transtorno Obsessivo Compulsivo tem consciência plena do que é crime, do que é infração, só que em seu juízo, as obessões e compulsões prevalecem. Portanto, acredito que não seja inimputável como uma Esquizofrenia, por exemplo. A questão de provar inimputabilidade em casos de transtorno é bem complexa, exige atenção de caso para caso, os laudos irão definir a gravidade e de que forma esse transtorno afeta o comportamento social do indivíduo, podendo ser um ATENUANTE da pena, apenas, no caso de TOC.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais