Buscar

Quantas regiões esta dividido o continente Asiático? E quais são eles?

💡 2 Respostas

User badge image

Felipe Silva

54

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver esta questão, serão utilizados conhecimentos da disciplina de “Geografia”.


O continente asiático pode ser dividido em seis regiões, são elas: ´Transcaucásia, Ásia Centro-Ocidental, Ásia Centro-Oriental, Ásia Meridional, Sudeste Asiático e Oriente Médio.

O conjunto formado pela Transcaucásia e Ásia Centro-Ocidental compreende além do Azerbaijão, Armênia e Geórgia, os países que no passado ocupavam o território soviético na Ásia Central, como o Casaquistão, Usbequistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Turcomenistão. Estas nações estendem-se em torno do Mar Cáspio de forma descontínua, pois são separados ao Norte por uma parte da Rússia e ao Sul pelo território Iraniano.

A Ásia Centro-Oriental inclui a China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Japão, Taiwan, Hong Kong e Macau (ambos pertencentes à China). Esta região ocupa mais de um quarto do território asiático.

A Ásia Meridional Central, localizada ao sul do Himalaia, abrange o subcontinente hindustânico, formado por Índia, Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka, Nepal, Butão e as Ilhas Maldivas, além do Afeganistão. Estas nações guardam em comum o fato de no passado todas terem sido colônias europeias, em sua maioria britânicas. No entanto, a grande variedade de etnias, línguas, religiões, castas e classes sociais, vinha causando grandes conflitos mesmo antes da colonização, persistindo durante o império e mantendo-se como uma constante na vida social e política desde a independência.

O Sudeste Asiático é composto pelas terras entre a Indochina e a Insulíndia. A região da península da Indochina engloba o antigo Mianmar (Birmânia), Tailândia, Laos, Vietnã, Camboja, Malásia Peninsular e Singapura. Já a região da Insulíndia é composta pelas ilhas espalhadas entre a Ásia e a Índia, tais como os estados da Indonésia (Sumatra, Bali, Java, Timor, Célebes e Bornéu Meridional), Malásia (Bornéu Setentrional), Brunei e Filipinas. O setor ocidental da Nova Guiné, território da Indonésia, faz parte da Oceania.

O Oriente Médio é um ponto de convergência de três continentes (Europa, África e Ásia). Nesta região se originaram três grandes religiões monoteístas: o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo. A região é conhecida por grandes embates territorialistas e religiosos, como na Faixa de Gaza, onde existem focos de tensão e conflitos por parte de israelenses e palestinos.


Portanto a Ásia é dividida em seis regiões, sendo elas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

  • Transcaucásia;

  • Ásia Centro-Ocidental;

  • Ásia Centro-Oriental;

  • Ásia Meridional;

  • Sudeste Asiático;

  • e

  • Oriente Médio.

  • Fonte

  • :

  • Barsa

  • Temática – Economia e Geografia”

  • Editora Planeta

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais