Buscar

Explique como a cobertura do solo interfere na temperatura do solo.

💡 2 Respostas

User badge image

patricia rocha

O clima é fundamental para o desenvolvimento de plantas, os fatores climáticos como temperatura e luminosidade podem interferir de forma benéfica ou maléfica no desenvolvimento da planta, sendo assim, controlar esses fatores é de suma importância e o uso do ambiente protegido vem somar a essa busca por melhores resultados. O clima é um fator que influencia a produção de hortaliças por exemplo. Em algumas regiões no verão, a alta pluviosidade e alta temperatura interferem na qualidade e produção das hortaliças e criam condições favoráveis .

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Existem inúmeros tipos de coberturas do solo, sendo que cada um possui características específicas. Quando decidir pelo uso de cobertura morta, deve-se sempre procurar aquele tipo que tem maior disponibilidade na propriedade ou em propriedades vizinhas. Por exemplo, em regiões de grandes plantios de milho, feijão e arroz irrigado, deve-se dar preferência para as palhas destes cultivos. A vegetação espontânea (algumas gramíneas no verão e algumas folhas largas no inverno) também pode ser aproveitada como cobertura do solo, “viva” ou morta, caso seja roçada.


A cobertura morta consiste na colocação de capim ou palha seca (5 a 10 cm) e outros materiais como bagaço de cana, nas entrelinhas das hortaliças cultivadas em espaçamentos maiores. A cobertura morta mantém a superfície do solo sem a formação de crosta (superfície endurecida), evita a evaporação da água da chuva ou da irrigação, reduz a erosão em solos inclinados, diminui a temperatura do solo no verão e, principalmente, economiza capinas devido à menor incidência de plantas espontâneas e também reduz a necessidade de fazer escarificações. A cobertura viva é a mínima manipulação do solo necessária para a semeadura ou plantio de mudas. O plantio direto é um método que não revolve o solo. A camada de cobertura vegetal é mantida e se faz apenas a abertura de um pequeno sulco ou cova onde é colocada a semente ou a muda.


Nos jardins das casas, especialmente na cidade, são grandes as quantidades de aparas de gramados que podem serem aproveitados, depois de um certo tempo, como cobertura do solo nas hortas das casas. É um material orgânico e, portanto sofrerá a ação dos micro-organismos na decomposição. O processo é o mesmo explicado na compostagem quando ocorre a elevação da temperatura pelos processos de decomposição. As plantas ao redor podem sofrer com isto. Ao recolher as aparas de grama deixar numa pilha em local destinado a isto. Somente usar depois de bem decompostas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais