Buscar

Joseph e Aladim são amigos, mas há muito tempo não se viam.

Joseph e Aladim são amigos, mas há muito tempo não se viam. Em setembro de 2012 encontraram-se na porta do fórum, ao saírem de suas audiências onde seus filhos lhes pediam alimentos. Durante a conversa, Pedro comentou que havia sido condenado ao pagamento de pensão de alimentos a seus dois filhos no montante correspondente a 30% de seu salário. Já João disse que foi condenado a pagar 20% de seu salário a seus quatro filhos.

Sabe-se que na Lei de Alimentos (Lei n° 5.478/68) não há previsão taxativa acerca do montante da condenação aos alimentos. Em sendo assim, que tipo de elemento para a integração das leis o juiz utilizou para decidir os processos?

 

💡 5 Respostas

User badge image

Aline Duarte

RESPOSTA: Como a solução do caso não importa na utilização dos elementos de integração da norma jurídica relacionados ao art. 4º da LICC, uma vez que inexiste a hipótese de lacuna legal no caso proposto, deve o juiz se valer da equidade como elemento de interpretação na chamada justiça do caso particular, ou seja, o bom senso. A equidade encontra previsão legal no art. 127 do CPC.

 

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo o parágrafo 1º do artigo 1.694 do Código Civil, "os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada".

Temos aqui então a presença do famoso binômio necessidade-possibilidade. Necessidade diz respeito ao alimentando e as suas despesas cotidianas, tais quais comida, medicamentos, entre outros, e possibilidade diz respeito a quanto pode o genitor dispor de sua renda para suprir tais necessidades do alimentando.

Desta forma, torna-se indispensável contextualizar a lide com a situação fática, destrinçando as mazelas que afligem as partes. 

O método integrativo utilizado para chegar em um valor é o da equidade.

Equidade consiste na adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça. Pode-se dizer, então, que a equidade adapta a regra a um caso específico, a fim de deixá-la mais justa.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais