Buscar

Para Cagliari (2009) é imprescindível que o professor compreenda a importância da linguística, da psicolinguística e da sociolinguística.

Para Cagliari (2009) é imprescindível que o professor compreenda a importância da linguística, da psicolinguística e da sociolinguística. 

Nesse sentido, dê o conceito de cada um e explique porque é importante que o professor conheça cada um, e como contribuem para que o professor entenda melhor sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita?

💡 1 Resposta

User badge image

claudia alvrs oliveira

  Entende-se que é a linguística que busca desvelar o modo de construção interna desse texto. Cagliari (2000) esclarece que a linguística tem por objetivo o estudo da linguagem e, por conseguinte, não é, por si, um método de ensino; ela tem como propósito explicar como a linguagem humana funciona.

  A Psicolinguística tem como objecto os processos cognitivos e psicológicos subjacentes à produção e compreensão da linguagem humana verbal, também aborda a necessidade de o professor alfabetizador compreender os processos mentais realizados pelas crianças no uso da linguagem.

Sociolinguística estuda a relação entre a língua e a sociedade, e em relação ao ensino de português o autor diz que as variações históricas da língua devem ser reconhecidas, mas não é o suficiente, é preciso levar em conta também as variações geográficas, sociais e estilísticas. Para Soares, (2003) a sociolinguística compreende a alfabetização como um processo estreitamente relacionado com os usos sociais da língua. Além das diferenças dialetais, a autora destaca como a língua oral e escrita assumem diferentes funções de comunicação. Essas funções variam de comunidade para comunidade e atendem a diferentes objetivos. A sociolinguística é um campo de estudo da linguística que tem produzido conhecimentos que nos permitem ampliar a compreensão acerca das relações entre linguagem e sociedade.

  É importante que o professor conheça a linguística, a psicolinguística e a sociolinguística, porque esses conhecimentos ajudam na compreensão da realidade linguística das crianças a ensinar ao aluno como a fala ,a escrita e a leitura funcionam e, assim, consequentemente, a linguística pode melhorar o ensino de língua portuguesa, sobretudo no que se refere à alfabetização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais