Buscar

Apol 1 Administração Estratégica/ vantagem competitiva

Questão 1/5 - Análise de Vantagem Competitiva

A respeito dos conceitos relacionados ao processo estratégico, analise as asserções a seguir indicadas e dentre as alternativas apresentadas indique a única que contém a resposta correta:

 

I - “ é o conjunto estruturado e intuitivo das funções de planejamento, organização, direção e avaliação das atividades sequenciais, que apresentam relação lógica entre si.

II - “ é o conjunto estruturado e intuitivo das funções de planejamento, determinado pelos sócios da organização e direção, para que sejam efetivados por meio de atividades sequenciais, com intuito especifico de lucro.

III - A escola empreendedora é, conforme entendimentos dos autores, a que representa mais adequadamente os estágios ou aspectos do processo de estruturação e formação das estratégias organizacionais e do processo estratégico

 

É correto o que se afirma em:

Nota: 20.0

 

A

asserção I

Você acertou!

A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois O autor Rebouças (2007,p.58) nos ensina que processo: “ é o conjunto estruturado e intuitivo das funções de planejamento, organização, direção e avaliação das atividades sequenciais, que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar, com minimização dos conflitos interpessoais as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos da empresa”.

 

B

asserção II

 

C

asserção III

 

D

asserções II e III

 

E

asserções I, II e III

Questão 2/5 - Análise de Vantagem Competitiva

A respeito da missão empresarial, é correto afirmar: 

Nota: 20.0

 

A

elabora novas ferramentas a serem utilizadas no processo para eliminar definitivamente as atualmente existentes.

 

B

aprimorar o organograma da organização em substituição ao fluxograma;

 

C

eliminar barreiras dos clientes em função dos preços das mercadorias a serem vendidas e garantir resultados.

 

D

funciona como o propósito de orientador as atividades da organização, aglutinando esforços dos membros, clarificando e comunicando objetivos e a estratégia organizacional.

Você acertou!

A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois o autor CHIAVENATO (2005 p.63) segundo o qual: A missão funciona como o propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros. Serve para clarificar e comunicar os objetivos da organização, seus valores básicos e a estratégia organizacional. Cada organização tem a sua missão própria e específica. A missão pode ser definida em uma declaração formal e escrita, o chamado credo da organização, para que funcione como um lembrete periódico a fim de que os funcionários saibam para onde e como conduzir o negócio.

 

E

determinar as competências de negócios e vendas das pessoas para colaborar nos processos de contratação dos novos colaboradores da organização

Questão 3/5 - Administração Estratégica

As estratégias devem ser adotadas pelas organizações visando à mudança organizacional, com foco a atingir os resultados esperados a longo prazo, destacando-se perante a concorrência, ou gerando meios para lidar com o desconhecido e ter eficácia.

Com base nos conceitos de estratégias para mudança, analise as afirmativas abaixo indicando V para verdadeiro e F para Falso, e assinale a alternativa correta:

I-          Por estarem direcionadas a encaminhar a organização aos objetivos que foram propostos, as estratégias não podem ser flexíveis, pois assim estariam desviando os resultados daquilo que foi previamente estipulado.
II-         Os fatores que são sugeridos para estratégias eficazes são: objetivos claros, decisivos; manter a iniciativa; concentração; flexibilidade; liderança coordenada e comprometida; surpresa; e segurança.
III-        As decisões estratégicas são aquelas que orientam a atingir um objetivo, em meio às situações previsíveis e imprevisíveis que ocorrem no ambiente dentro do qual a empresa está inserida.
IV-       As estratégias são restritas ao nível corporativo da organização. A diferença entre estratégia e tática está principalmente no nível hierárquico, ou seja, a quem essa ação representa na perspectiva organizacional.

Nota: 20.0

 

A

I e IV apenas

 

B

II e IV apenas

 

C

III e IV apenas

 

D

II e III apenas

Você acertou!

Justificativa da resposta: d) II e III apenas. A questão I está errada, pois as estratégias sempre precisam ser flexíveis, pois o ambiente é dinâmico e para chegar aos objetivos muitas vezes o curso precisa ser corrigido. A questão IV está incorreta, pois as estratégias não se restringem ao nível corporativo da organização, também são usadas nos níveis departamentais. A diferença entre estratégia e tática está na escala, ou seja, no tamanho que essa ação representa na perspectiva de quem é o responsável por ela (MINTZBERG et al., 2006).

 

E

I e II apenas

Questão 4/5 - Administração Estratégica

A Estratégia é conceituada também como criação de ajuste entre as atividades de uma empresa, criando diferenciação e sustentabilidade, quando temos que a eficácia operacional é necessária, mas não suficiente para garantir os resultados organizacionais.Com os conceitos sobre estratégia, indique qual das alternativas abaixo melhor define o que é eficácia operacional.

Nota: 20.0

 

A

Desempenhar bem as atividades da organização.

 

B

Desempenhar atividades melhor do que os rivais.

Você acertou!

Justificativa da resposta: Alternativa “b”. A eficácia operacional (EO) significa desempenhar as atividades similares melhor do que os rivais. As alternativas “d” e “e” correspondem ao posicionamento estratégico. As demais não foram descritas nos materiais teóricos (MINTZBERG et al., 2006).

 

C

Desempenhar as atividades com foco nos objetivos.

 

D

Desempenhar atividades diferentes dos rivais.

 

E

Desempenhar atividades similares de maneira diferente.

Questão 5/5 - Análise de Vantagem Competitiva

Analise as assertivas a seguir e depois assinale a associação entre elas:

 

I – As políticas e os princípios organizacionais não devem ser baseados apenas unicamente na visão individual e isolada dos membros e colaboradores da instituição para serem implementadas e acionadas como sendo as políticas e princípios organizacionais.

 

PORQUE

 

II – As políticas organizacionais não são guias orientadoras da ação administrativa para o atingimento das metas e objetivos estabelecidos para a organização.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Nota: 0.0

 

A

As asserções I e II são proposições falsas.

 

B

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois a assertiva I é verdadeira, onde sim E a assertiva II é falsa, pois As políticas organizacionais são sim guias orientadoras da ação administrativa.

 

C

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

D

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

 

E

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais