Buscar

Como é o ciclo de vida do Ascaris lumbricoides?

💡 9 Respostas

User badge image

Luis Eduardo Meira Faria

Uma vez fecundadas, as fêmeas produzem ovos que são liberados com as fezes para o ambiente. No ambiente, ocorre a maturação das larvas no interior do ovo. O desenvolvimento da larva completa-se em até três semanas, quando o ovo passa a ser infectante para o homem. Segue-se, então, a  ingestão dos ovos pelo hospedeiro. No interior do intestino, as larvas rompem os ovos e penetram na mucosa, seguindo dois caminhos: circulação sanguínea ou migração visceral, ambos até os pulmões. Nos pulmões provocam lesões que podem causar manifestações respiratórias, além de febre e eosinofilia (Síndrome de Loefller); dos pulmões, as larvas desenvolvidas migram até a orofaringe para a deglutição. No trato gastrointestinal, localizam-se principalmente no jejuno, onde há acasalamento de adultos e ovipostura.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

## Resolução

Para resolvermos essa questão é necessário conhecimento da biologia do Ascaris e como esse organismo se comporta ao parasitar hospedeiros.A ascaridíase é a parasitose mais prevalente dos helmintos e uma das mais comuns mundialmente. Conhecida popularmente como lombriga. As fêmeas medem 35 cm enquanto os machos 20 cm. Podem produzir até 200.000 ovos por dia. Sendo que os mesmos permanecem viáveis por até 12 meses.Erradicar essa verminose é muito complicado haja vista que a existência de péssimas condições de higiene que favorecem a disseminação do ascaris.O ciclo de vida desse verme inclui infecção por meio da ingesta de larvas em alimentos ou água . Após isso permanecem no lúmen intestinal. Em seguida maturam-se nos capilares pulmonares e chegam aos alvéolos onde terminam a sua maturação. Quando terminam essa maturação sobem pela arvore brônquica e são então deglutidos indo parar no intestino onde se tornam vermes adultos.A ascaridíase é a mais comum parasitose causada por helmintos o seu controle é difícil uma vez que a espécie coloca cerca de 200.00 ovos por dia, além do que sua disseminação é facilitada pelas péssimas condições de higiene.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais