Buscar

Questionário - Formação de professores

Leia o excerto de texto: “A perspectiva ora expressa da ação docente pauta-se na compreensão de que o ‘[...] ensino é uma ação deliberada e organizada. Ensinar é a atividade pela qual o professor, através de métodos adequados, orienta a aprendizagem dos alunos’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO Francisco. Práticas pedagógicas e saberes docentes: perspectivas e implicações para o trabalho e para a formação de professores. EdUECE – Livro I . Acesso em 20 de jun. 2018. Considerando o excerto e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente sobre a prática docente do professor tecnicista, leia as afirmativas a seguir: I. A valorização da técnica aplicada ao ensino que enfatiza a atividade instrumental do professor é o enfoque da prática docente tecnicista. II. No enfoque tecnicista o professor é visto como mediador responsável por promover a aprendizagem ativa. III. O domínio da disciplina ensinada, o conhecimento de técnicas para direcionar as atividades didáticas, os procedimentos de diagnóstico w a solução de problemas na aprendizagem são os requisitos exigidos pela atuação instrumental. IV. No enfoque tecnicista enfatiza-se o desenvolvimento de competências e atitudes para formar o profissional para atuar no mercado de trabalho.

💡 2 Respostas

User badge image

roseli canno

I, II e II I. Comentário : A s afirmati vas I, II e II I estão corre tas porque “Desde a dé cada de 1980, vári os movi me ntos f oram realizados por mel hore s condi çõe s de trabalho , por melh ori a da f ormação e por avanço s al ari al . Essas temáticas se rão abordadas ne ste capítul o, q ue te m por fi n al idade refletir sobre a i de nti d ade do profe s sor, sobre a cons ti tui ção da profi ss ão e de sua v al oriz ação, como també m anali s ar as atu ai s que stões da prática e dos s abe res doce nte s. Esses tópicos são f undamentais para compree nde r a e ssênci a do que si gni fi ca se r profe ssor”. ( li vro- base, p. 17) “O processo de consti tui ção da i de n ti dade profi ssi onal é de de se nv ol vi me nto pe rmane nte , col e ti vo e indi vi dual , n o conf ronto do ve lho com o novo , fre nte ao s de saf i os d e cada momento sóci o- hi s tóri co. Es sa identidade re fere -se a se r profe sso r, aque le que ensi na, o q ue impl i ca uma mu lti pli ci dade de atividade s, cons i de rada a nature za d a ed ucação como práti ca social . As si m, no de se mpenho da prof is são o profe ss or li da com i nte resse s e cul turas di ve rsas” (li vro -base, p. 18) . A afi rmação IV é f als a, p oi s entre os compone nte s da i de nti dade doce nte e stá a pre ocupação com o conhe ci me nto, que é objeto da rel ação entre profe s sor e al uno.  

1
Dislike0
User badge image

Alana Cristina

.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais