Buscar

Determine o ganho de ATPs obtidos na degradação do ácido oléico (principal componente do azeite de oliva) ?

💡 4 Respostas

User badge image

Mari Arruda

O ácido oleico é um ácido carboxílico, por possuir um grupo funcional COOH. O ácido oleico é um ácido graxo de cadeia longa possuindo 18 carbonos na sua estrutura. Sua composição química é: C18H34O2. Aí você tem que fazer o cálculo como o cara desse vídeo faz com outro ácido,chamado ácido palmitico, e eles precisam ser unidos de 2 em 2, com um composto com 16 carbonos. Como é em 2 em 2, pq cada acetil coa precisa de 2 carbonos do elemento, ele vai ser degradado, e deve formar 18 carbonos dividido por 2, isto é, 9. Mas é necesário ver no vídeo se são 9 atp's. 

Abraços. 

https://www.youtube.com/watch?v=8S5wQvwCj_8&t=448s

 

1
Dislike0
User badge image

Mari Arruda

Esse vídeo sobre B oxidação também é bem explicativo

https://www.youtube.com/watch?v=EZ6_7yTR0XE&t=1073s

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Ácidos graxos (ou seus sais) não costumam ocorrer como tais em sistemas biológicos. Em vez disso, os ácidos graxos, como o ácido oleico, ocorrem como seus ésteres, geralmente triglicérides, que são os materiais gordurosos em muitos óleos naturais. Os ácidos graxos podem ser obtidos pela saponificação dos triglicerídeos.


Triglicerídeos de ácido oleico compreendem a maior parte do azeite. O ácido oleico livre torna o azeite não comestível. Também perfaz 59-75% de óleo de nozes, 61% de óleo de canola, 36-67% de óleo de amendoim, 60% de óleo de macadâmia, 20-80% de girassol óleo, 15-20% de óleo de semente de uva, óleo de espinheiro amarelo, e óleo de sésamo, e 14% de óleo de papoula. Variantes oleicas altas de fontes vegetais como girassol e óleo de canola (70%) também foram desenvolvidas.


Da mesma forma, o Karuka contém 52,39% de ácido oleico. Ele está presente em abundância em muitas gorduras animais, constituindo 37 a 56% de gordura de frango e peru e 44 a 47% de banha. O ácido oleico é o ácido graxo mais abundante no tecido adiposo humano, e segundo em abundância nos tecidos humanos em geral apenas para o ácido palmítico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais