Buscar

Qual a diferença entre mandado de segurança e de injunção?

💡 2 Respostas

User badge image

bianca albuquerque de oliveira

O mandado de segurança (MS) é um tipo de ação jurídica usada paraproteger um direito que tenha sido violado ou que esteja sob ameaça por um abuso de poder praticado por uma autoridade pública.

O mandado de segurança também é chamado de ação mandamental, considerado um remédio constitucional.

Os remédios constitucionais são ferramentas jurídicas usadas para a proteção de direitos que são garantidos na Constituição Federal.

O mandado de segurança é previsto na Constituição como um direito fundamental. Além disso, o mandado tem uma lei própria que define a sua aplicação: lei nº12.016/09, conhecida como Lei do Mandado de Segurança.

É chamado mandado de injunção o instrumento processual utilizado para se pedir a regulamentação de uma norma da Constituição, quando os Poderes competentes não o fazem. O pedido é feito para garantir o direito de indivíduo prejudicado particularmente pela omissão. Assim, só quem pode editar leis pode ser alvo (sujeito passivo) de tal ação.

Sua regulamentação está prevista na Constituição Federal, no artigo 5º, inciso LXXI e no artigo 102, inciso I, alínea "q".

O instrumento é classificado como uma ação civil constitucional. No Brasil, além da ação direta de inconstitucionalidade por omissão, podemos utilizar o mandado de injunção, sendo que o último é mais adequado quando o autor da ação solicita direito que está estritamente ligado a seu interesse específico.

Importante salientar que uma pessoa jurídica pode ser também autora de mandado de injunção para pleitear a correção de eventual omissão.

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Os institutos em nada se confundem, a não ser pelo fato de ambos serem remédios constitucionais.

Mandado de Segurança é uma ação constitucional prevista no artigo 5º, inciso LXIX da Constituição, regulado pela Lei 12.016 de 2009.

Por definição, é uma medida que tem como objetivo a proteção de direito líquido e certo, com a exceção daqueles já defendidos por Habeas Corpus e Habeas Data. Este amparo pode ser requisitado por qualquer pessoa, física ou jurídica, que  tenha seus direitos violados, ou receio da violação destes, devido a ilegalidade ou abuso de poder praticado por autoridade pública ou por agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

Já o Mandado de Injunção está previsto no artigo 5º, inciso LXXI da Constituição, e é regulado pela Lei 13.300 de 2016. 

É uma ação constitucional usada em um caso concreto, individualmente ou coletivamente, com a finalidade de requisitar ao Poder Judiciário que dê ciência ao Poder Legislativo sobre a ausência de norma regulamentadora, que torne inviável o exercício dos direitos, garantias, e liberdades constitucionais.

Atenciosamente,

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais