Buscar

Qual eh a relação de juros simples com a função afim e progressão Aritmética.

💡 5 Respostas

User badge image

Rudá Magalhães

O valor fixo define essa relação. Nós juros é o valor do juro que é fixo 10% de 50 é 5 e esse valor será fixo. Na pa, a razão é fixa pode ser calculada através da porcentagem. A razão da pa é 10% de 50. Na função afim é o valor de b. Y=ax +b, onde b é fixo. Os acréscimos ou decréscimos são proporcionais.
2
Dislike0
User badge image

Rudá Magalhães

dessa forma se você fizer o cálculo do juro e relacionar com o tempo, vai ver que aumenta ou diminui de forma proporcional. como na PA ou na função afim. se fizer o gráfico, vera que é linear
2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

Juros simples é um acréscimo calculado sobre o valor inicial de uma aplicação financeira ou de uma compra feita a crédito.

Uma progressão aritmética (abreviadamente, P.A.) é uma sequência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é igual à soma do termo anterior com uma constante  . {\displaystyle r.}O número    {\displaystyle r}  é chamado de razão ou diferença comum da progressão aritmética.


A fórmula que rege os juros simples é dada por:

  

Onde   é o juros,   é o capital inicial,   é a taxa de juros e   o tempo.

O montante final é dado por:

  

Onde   é o montante.

Se a fórmula da progressão aritmética é dada por:

  

Onde   é o enésimo termo,   o primeiro termo e   o número de termos.

Sabe-se que em juros simples a única variável que varia é o tempo, o capital é o termo inicial da série, pois é o valor inicial e o montante é o valor total após a aplicação, ou seja, o enésimo termo. O termo constante de acordo com a fórmula de montante seria  , pois em cada mês somado soma-se um novo valor ao montante variando somente o tempo, ou o número de termos.


Assim a PA que relaciona os juros simples é:

  

Spiegel, Murray R. Teoria e problemas de álgebra 2 ed. [S.l.]: Bookman. p. 251. ISBN 9788536303406

JUROS SIMPLES E SUA RELAÇÃO COM FUNÇÃO AFIM E PROGRESSÃO ARITMÉTICA, link: http://www.professorferretto.com.br/juros-simples-e-sua-relacao-com-funcao-afim-e-progressao-aritmetica/, visto em: 23/09/2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais