Buscar

Sobre diabetes

9)       O diabetes é uma doença crônica de alta incidência na sociedade moderna cujo tratamento, oferecido gratuitamente SUS, consome alguns milhões de reais por ano dos cofres públicos. Com vista a diminuir gastos com o tratamento da doença o governo investe em campanhas para informar a população sobre como um estilo de vida saudável pode reduzir a probabilidade de desenvolvimento do Diabetes. Em folhetos informativos é comum encontrarmos os principais sintomas da doença, como elevada glicemia, glicosúsia e alta taxa de produção de urina. De acordo com o que foi discutido sobre processo de filtração glomerular, é correto afirmar que a taxa de formação de urina em um diabético é maior que numa pessoa saudável? Por quê? Qual a explicação para que serve um diabético realmente necessita ir ao banheiro urinar mais vezes que uma pessoa saudável?

💡 1 Resposta

User badge image

Karole Brito

Quando ocorre hiperglicemia persistente, ocorre a diurese osmótica, que aumenta a perda de água e eletrólitos, ou seja, aumenta a perda de líquido pelos rins (com glicosúria) devido à alta concentração de glicose no sangue.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais