Buscar

Qual a função da epiglote?

💡 5 Respostas

User badge image

Guilherme Menegazzi

A função da epiglote é evitar que alimentos e bebidas entrem na via respiratória; ela se abre quando engolimos algo, permitindo que os alimentos que ingerimos passem com segurança para o sistema digestório. A falha desta abertura resulta em engasgamento.

Durante a deglutição, a laringe se eleva, enquanto a epiglote se abaixa, ocasionando o fechamento da laringe, permitindo assim a passagem do alimento para o esôfago; durante arespiração  a epiglote se eleva permitindo assim um acesso livre para a laringe permitindo a passagem de ar.

5
Dislike2
User badge image

Marynara Mathias

Ela evita que alimentos entrem no sistema respiratório.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A epiglote é um retalho na garganta que impede a entrada de alimentos na traqueia e nos pulmões. O retalho é feito de cartilagem elástica coberta por uma membrana mucosa, presa à entrada da laringe. Ele se projeta obliquamente para cima, atrás da língua e do osso hioide, apontando dorsalmente.


Ele fica aberto durante a respiração, permitindo que o ar entre na laringe. Durante a deglutição, ele fecha para evitar a aspiração, forçando os líquidos ou alimentos engolidos a irem ao longo do esôfago. É, portanto, a válvula que desvia a passagem para a traqueia ou para o esôfago.


A epiglote é normalmente apontada para cima durante a respiração, com o seu lado inferior funcionando como parte da faringe. Durante a deglutição, a elevação do osso hioide atrai a laringe para cima; Como resultado, a epiglote se dobra para uma posição mais horizontal, com seu lado superior funcionando como parte da faringe. Dessa maneira, a epiglote impede que a comida entre na traqueia e a direciona para o esôfago, que está por trás dela.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais