Buscar

Os ions complexos podem ter carga positiva, negativa ou neutra. Por que isso ocorre?

💡 2 Respostas

User badge image

Raquel Nascimento

"Na verdade, o elemento central se complexa com doadores de elétrons na forma ligação dativa de acordo com o seu maior nox, ou seja, ele faz duas vezes mais ligações do que o seu nox máximo.

Aí que entra . Por exemplo, o Ferro tem nox 3+, então ele faz complexos se unindo a seis doadores, portanto por exemplo, [Fe(CN)6], com nox igual a 3-, porquê a soma dos nox dos elementos aí dá 3-.
E assim vai. Se a soma dos nox de todos os elementos for positivo, ele vai dar positivo, e se for negativo, vai negativo, e se for neutro ele vai neutro."

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Em um complexo, a espécie central pode ser um íon ou um átomo, geralmente de um metal e os ligantes podem ser íons (ânions) ou moléculas neutras e tem pelo menos um átomo doador. O átomo doador é aquele ligado diretamente ao íon central, que apresenta pares de elétrons que possam ser compartilhados.

Por exemplo, o Ferro tem nox 3+, então ele forma complexos com número de coordenação igual a 6, como o [Fe(CN)6]3-, com carga 3-, porque cada ligante CN-, tem carga -1, o ferro é +3, então +3-6 = -3.

Outro exemplo é o [Co(NH3)6]3+, o cobalto é +3 e o NH3 é um ligante neutro, então a carga total é +3.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais