Buscar

Diferencie necrose de apoptose.

💡 8 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

A apoptose e a necrose são duas vias diferentes da morte celular. Enquanto a apoptose é caracterizada como uma morte celular programada, a necrose pode ser entendida como uma morte acidental, decorrente de fatores, traumas externos, e o que diferencia principalmente estas duas é que nesta última, as células que sofrem necrose se expandem, “explodem”, gerando uma resposta inflamatória por conta da liberação, no meio externo, do material até então intracelular. Sendo assim, a necrose é a morte da célula de forma irreversível e por lesão e possui vários estágios de evolução, sendo o mais grave deles, a gangrena, na qual o começa a ocorrer o processo de apodrecimento do local onde a lesão se encontra, podendo essa decomposição se alastrar pelo restante dos tecidos, inclusive os tecidos em bons estados, fazendo com que em alguns casos mais graves, ocorra a amputação de membros ou até mesmo leve o paciente a óbito.

2
Dislike0
User badge image

Janete Gomes

  • A apoptose é uma morte celular programada, que é necessária para a manutenção da homeostase e do desenvolvimento dos seres vivos (processo fisiológico). 
  • Já a necrose é uma morte celular induzida, que é causada por fatores que levam a lesão celular irreversível e consequentemente a morte celular (processo patológico).
48
Dislike2
User badge image

Raquel Nascimento

"Apoptose é um tipo de morte celular programada, processo necessário  para a manutenção do desenvolvimento dos seres vivos, pois está relacionada com a manutenção da homeostase e com a regulação fisiológica do tamanho dos tecidos e também, quando há estímulos patológicos."

Necrose é a morte da célula ou parte de um tecido que compõe o organismo vivo. É a manifestação final de uma célula que sofreu uma lesão irreversível, em outras palavras é quando param as funções orgânicas e os processos reversíveis do metabolismo. No entanto, é válido lembrar que a morte da célula ocorre de modo natural, pois isso é imprescindível para a manutenção do equilíbrio tecidual. Esse mecanismo recebe o nome de apoptose, ou morte programada."

13
Dislike0
User badge image

Andrya Giuliana Dias de Abreu

  1. a Apoptose é uma morte celular programada, necessaria para a manutenção e homeostasia no processo fisiológico, as células que são programadas para morrer degradam enzimaticamente seu DNA e as proteinas citoplasmatico (Não ocorre inflamação)
  2. Necrose é uma alteração morfologica que ocorre apos a morte celular em um tecido vivo, as celulas necróticas são incapazes de manter a integridade da membrana e seu contéudo extravasa. (Ocorre a inflamação)
  • Necrose de coagulação;
  • necrose de liquefação;
  • necrose gordurosa;
  • necrose caseosa.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais