Buscar

politicas publicas

Como as políticas públicas contribuem para a educação escolar?

💡 4 Respostas

User badge image

Reinaldo Santos

  1. Qual problemática do cotidiano dos jovens o vídeo ilustra para as políticas públicas?
  2. Como podemos relacionar essa problemática do cotidiano escolar com o conceito de democracia, princípio das políticas educacionais atuais, trabalhado amplamente em aulas anteriores?
  3. Destaque políticas atuais que visam solucionar parte desse problema.

Escreva sua resposta em um editor de texto, com clareza e coerência, além de respeito às normas ortográficas e gramaticais. Sempre que citar um autor, faça a devida referência.

 

 

Em 2014, 14 milhões de jovens entre 18 a 29 anos não concluiu o ensino médio,  nos últimos anos o brasil formou mais joves em 2005 eram dezoito milhões e oitocentos mil,  mas a referencia não é boa existem 15 milhoes de jovens sem educação básica completa.

Destes 15 milhões 20% ainda estudam porem fora da idade esperada, e 80% abandonaram a escola e 2/3 destes estão a procura de um emprego, e a procura de trabalho passa a concorrem contra sua volta a escola.

Existem 38,4 milhões em idade escolar com idade entre 18 a 29 anos, estes jovems encontram um trabalho informal o que se torna impedimento, pois perdem renda se voltarem a escola.

Há também problemática da questão social que se refere a negros e brancos e mulheres que engravida e se veem obrigadas a trabalhar para sustento de seus filhos. Tentando entender as politicas publicas, olhando o planejamento do setor publico, e a qualidade da educação bem com seu direito meio a uma gama de problemas com os quais os governos estão militando, no deparamos com um problema ainda maior.

Como relação a essa problemática do cotidiano escolar e o conceito de democracia têm um princípio das políticas educacionais atuais voltadas para as necessidades de um grupo de pessoas desprovidas de direitos. Temos a questão do transporte publico, ambientes inadequados, baixo investimento, e pouca atuação do setor publico e privado.

Segundo uma matéria divulgada na folha de São Paulo em 28 de setembro de 2018, o Brasil não tem conseguido manter o ritmo da expansão da escolaridade dos últimos 15 anos. Dados de 2015 mostram que 22%dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola, este índice é similar com dados de 2000, na comparação internacional, o brasil perdeu posições comparado com outros países.

O volume das reprovações e evasão escolar tem custado bilhões ao pais, todo este recurso perdido terá que voltar á educação se houver um desejo de recuperação dessa perda. No entanto o prejuízo maior nunca será calculado, pois em um futuro próximo isso representará baixos salários e perdas e qualidade de vida dessa população.

 

 

 

 

 

O problema não é meu: https://www.youtube.com/watch?v=BUVijjtJlt0

Evasão escolar empacada: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/10/1927604-com-evasao-escolar-empacada-pais-levaria-200-anos-para-incluir-jovens.shtml

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para respondermos essa questão serão necessários conhecimentos em pedagogia.


Por meios de medidas e programas o setor público busca garantir o melhor acesso à educação aos alunos. No caso do Brasil o direito a educação está garantido pela constituição federal.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para respondermos essa questão serão necessários conhecimentos em pedagogia.


Por meios de medidas e programas o setor público busca garantir o melhor acesso à educação aos alunos. No caso do Brasil o direito a educação está garantido pela constituição federal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais