Buscar

O que é depreciação?

💡 5 Respostas

User badge image

Thomas Praseres

Com exceção de terrenos e de alguns outros itens, os elementos que integram o Ativo Imobilizado têm um período limitado de vida útil econômica. Dessa forma, o custo de tais ativos deve ser alocado de maneira sistemática aos exercícios beneficiados por seu uso no decorrer de sua vida útil econômica.

A esse respeito, o art. 183, § 2º, da Lei nº 6.404/76, alcançando também o intangível, estabelece:
“A diminuição do valor dos elementos dos ativos imobilizado e intangível será registrada periodicamente nas contas de: 

a) depreciação, quando corresponder à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgastes ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência;

Aconselho você a dar uma olhada na Lei das Sociedade Anônimas (Lei nº 6.404/76), pois lá o tema é bem aprofundado.

 

Fonte: Livro Manual da Contabilidade Societária - 2ª Ed. 

 

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A depreciação é um método contábil de alocar o custo de um ativo tangível ao longo de sua vida útil e é usado para contabilizar os declínios no valor. As empresas depreciam os ativos de longo prazo para fins fiscais e contábeis. Para fins fiscais, as empresas podem deduzir o custo dos ativos tangíveis que compram como despesas comerciais; no entanto, as empresas devem depreciar esses ativos de acordo com as regras do IRS sobre como e quando a empresa pode fazer a dedução.


Geralmente, o custo é alocado como despesa de depreciação, entre os períodos em que se espera que o ativo seja utilizado. Os métodos de cálculo da depreciação e os períodos durante os quais os ativos são depreciados podem variar entre tipos de ativos dentro do mesmo negócio e podem variar para fins tributários. Estes podem ser especificados por lei ou normas de contabilidade, que podem variar de acordo com o país. Existem vários métodos padrão para calcular a despesa de depreciação, incluindo os métodos de porcentagem fixa, linha reta e equilíbrio decrescente. A despesa de depreciação geralmente começa quando o ativo é colocado em serviço. 


Por exemplo, uma despesa de depreciação de 100 por ano durante cinco anos pode ser reconhecida para um ativo custando 500. A depreciação foi definida como a diminuição na utilidade ou valor de um ativo. A depreciação é uma despesa não monetária. Isso não resulta em qualquer saída de caixa. Causas de depreciação são desgaste natural.

Fonte: https://coad.jusbrasil.com.br/noticias/2280815/a-depreciacao-do-ativo-imobilizado-metodos

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A depreciação é um método contábil de alocar o custo de um ativo tangível ao longo de sua vida útil e é usado para contabilizar os declínios no valor. As empresas depreciam os ativos de longo prazo para fins fiscais e contábeis. Para fins fiscais, as empresas podem deduzir o custo dos ativos tangíveis que compram como despesas comerciais; no entanto, as empresas devem depreciar esses ativos de acordo com as regras do IRS sobre como e quando a empresa pode fazer a dedução.


Geralmente, o custo é alocado como despesa de depreciação, entre os períodos em que se espera que o ativo seja utilizado. Os métodos de cálculo da depreciação e os períodos durante os quais os ativos são depreciados podem variar entre tipos de ativos dentro do mesmo negócio e podem variar para fins tributários. Estes podem ser especificados por lei ou normas de contabilidade, que podem variar de acordo com o país. Existem vários métodos padrão para calcular a despesa de depreciação, incluindo os métodos de porcentagem fixa, linha reta e equilíbrio decrescente. A despesa de depreciação geralmente começa quando o ativo é colocado em serviço.


Por exemplo, uma despesa de depreciação de 100 por ano durante cinco anos pode ser reconhecida para um ativo custando 500. A depreciação foi definida como a diminuição na utilidade ou valor de um ativo. A depreciação é uma despesa não monetária. Isso não resulta em qualquer saída de caixa. Causas de depreciação são desgaste natural.

Fonte: https://coad.jusbrasil.com.br/noticias/2280815/a-depreciacao-do-ativo-imobilizado-metodos

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais