Buscar

O poder do Estado é limitado ou absoluto?

💡 5 Respostas

User badge image

Amanda Prado Assis

Limitado

1
Dislike0
User badge image

Alesandra Barroncas

depende do modo de governo que está nesse estado; Se for um governo de pensamentos de extrema esquerda (comunista) e também de extrema direita (nacionalista fanatica) e também ser totalitarista, é claro que o Estado vai ter absoluto poder sobre os governados. Agora se for um Estado que acontece a verdadeira democracia e está abaixo da lei mesmo as fazendo o poder dele é limitado.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

INTRODUÇÃO

O Estado brasileiro funciona com base na Constituição Federal de 1988. Está, portanto, subordinado ao Direito dos cidadãos, das instituições e das associações. Tal conceito de soberania do Estado Moderno se desenvolveu com o passar do tempo, e foi estudado de diferentes formas, mas principalmente teve contribuições de Hobbes, Jean Bodin, Aristóteles e Dallari. A Soberania do Estado Moderno, conceito que ficou mais evidente após a rede de acontecimentos do século XIX, dessa forma, está subordinada à Constituição. O poder do Estado Moderno é limitado pela Constituição, portanto.


CONTEXTUALIZAÇÃO


Instituições e órgãos governamentais agem intermediando a relação entre o povo e o Estado Moderno de Direito, de maneira que este possa exercer a soberania sem infringir o estabelecido na Constituição Federal. O Estado Federativo Brasileiro é o ente que representa a União de Estados-membros que possuem certo nível de autonomia; e é responsável por exercer. Tais fundamentos estão na Constituição de 1988: existe a soberania do Estado Moderno de Direito, o qual possui poder de impor decisões e promover a ordem jurídica dentro do próprio território, considerando certo grau de autonomia dos Estados aos quais lhe pertencem. O Estado possui a soberania, mas está vinculada às liberdades humanas, consideradas essenciais segundo a Constituição Federal. Há limitações para a soberania do Estado, portanto, principalmente em relação aos direitos do povo, das instituições e das associações. O Estado possui uma importante função de exercer atividades que precisam levar em consideração os limites estabelecidos na Constituição relativos à sociedade.

CONCLUSÃO


A noção de soberania evoluiu com o passar do tempo, à medida que a sociedade passou a conviver com formas de governo diferentes. Após experiências na Grécia Antiga, em Roma, e na França, a partir da Revolução Francesa, o conceito de Estado Moderno se tornou mais sólido. O Estado Moderno precisaria, necessariamente, respeitar a população e suas aspirações, e suas leis, acima de tudo. Dessa forma, decidiu-se que haveria limites para a sua atuação descritos na Constituição Nacional de cada país. Ou seja, o Estado possui certo grau de soberania, mas esta está vinculada às liberdades humanas, consideradas essenciais.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais