Buscar

 CURRÍCULO E PLANO DE ENSINO APRESENTAÇÃO Olá! Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai estudar sobre o currículo escolar e a importância da elab


CURRÍCULO E PLANO DE ENSINO

APRESENTAÇÃO

Olá!

Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai estudar sobre o currículo escolar e a importância da elaboração do plano de ensino.

Bons estudos.

Ao final desta unidade, você deve apresentar os seguintes aprendizados:

  • Conceituar currículo escolar.
  • Definir ensino.
  • Elaborar um plano de ensino.

DESAFIO

Juarez é um estudante de Pedagogia, desorganizado, porém atento e sensível. Nas aulas sobre o currículo, ele percebeu a grande dificuldade que vinha apresentando em seu estágio no que se referia aos procedimentos cotidianos. Apesar de ser auxiliar da professora regente, sentia-se, com frequência, dominado pelas crianças que o manipulavam facilmente com birras e brincadeiras. Assim, Juarez percebeu que a sua desorganização estava lhe atrapalhando no desempenho das atividades do estágio. Considere que você é um estudante veterano, um pouco mais experiente que ele. Ajude-o a melhorar o seu desempenho dando-lhe pelo menos três dicas.


INFOGRÁFICO

A escola possui a função social de formar cidadãos para viver em sociedade. Na instituição escolar, ocorre a socialização do indivíduo, conforme as regras e os interesses sociais, que variarão de acordo com o modo de produção de cada sociedade. São estas referências que definem o que deverá ser ensinado na escola, ou seja, qual será o currículo adotado. O currículo é organizado em conteúdos que são transmitidos por agentes educacionais, em especial, os professores, por meio de atividades específicas e coerentes com cada faixa etária. Neste infográfico, você verá a relação entre currículo, ensino e sociedade.

CONTEÚDO DO LIVRO

Recentemente, o currículo tem sido entendido como o modo pelo qual o projeto educativo realiza-se nas aulas. Leia trecho do capítulo 6 do livro Compreender e transformar o ensino, de Sacristán e Gómez, e aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto.

Boa leitura!

​​​​​​​

Clique aqui para acessar o conteúdo

DICA DO PROFESSOR

EXERCÍCIOS

2) O discurso pedagógico moderno produziu uma espécie de sentimento de culpa ao se tratar do tema "conteúdos" no ensino. Os movimentos progressistas, nas últimas décadas têm culpado a escola pelo seu academicismo e intelectualismo, que valoriza conteúdos pouco relevantes e atua como agência reprodutora da cultura dominante. No lugar desse academicismo o que passou a ser valorizado por esses movimentos?

a) As relações mais tecnicistas.

b) Relações mais humanistas

c) Relações mais individualizadas

d) Relações mais tradicionais

e) Relações mais pragmáticas.

💡 2 Respostas

User badge image

ednalva souza

Hernandez (1998) afirma que organizar o currículo da escola mediante projetos de trabalho significava não só ensinar mediante projetos, mas também abordar as áreas disciplinares do currículo como projetos. Trata-se de uma educação para a compreensão que se organiza a partir de dois eixos que se relacionam: como se supõe que os alunos aprendem; e a vinculação que esse processo de aprendizagem e a experiência da escola têm em sua vida.

Neste sentido, o autor apresenta pontos de análise de projetos que foram desenvolvidos no âmbito escolar. Um deles se refere às noções sobre educação, aprendizagem e ensino presentes no projeto de trabalho:

► Aprendizagem: produção ativa de significados em relação aos conhecimentos sociais e à própria bagagem do aluno.

► Ensino: atividade em que seus objetivos se dirigem a facilitar um processo dialético entre as estruturas públicas de conhecimento e as subjetivas e individuais.

► Ordenação ou sequenciamento dos conteúdos: não se articulam como um sistema especializado que prevê todas as decisões antes de realizar a tarefa de ensinar, mas sim como roteiros prévios que vão se modificando de uma maneira dialética na interação da turma.

Com base nos três pontos de análise acima elencados, você deverá analisar um projeto de trabalho. Para isso:

► Pesquise uma proposta ou um relato de um projeto de trabalho executado em alguma escola.

► Faça um breve relato do que consiste tal projeto.

► Analise-o conforme os três pontos: aprendizagem, ensino e sequenciamento dos conteúdos.

► Verifique se tal projeto realmente contempla a proposta de Hernandez (1998).

► Preencha o quadro a seguir com o que se pede.



2
Dislike1
User badge image

suelen falcao

vedade 

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais