Buscar

O que são vetores?

💡 3 Respostas

User badge image

Isla Lopes

São os animais, insetos, entre outros que transmitem a doença.

1
Dislike0
User badge image

Joana Karla k

Vetores são organismos que podem transmitir doenças entre seres humanos e entre animais e humanos.
Vetores biologicos (hospedeiros) são aqueles onde os agentes infecciosos conseguem se multiplicar e/ou evoluir, já os vetores mecânicos (não são hospedeiros) são normalmente insetos que levam os agentes infecciosos por sua patas e não acontece nenhuma parte do ciclo biológico do agente.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Vetores caracterizam-se como sendo os animais que transmitem algumas doenças. Doenças transmitidas por vetores são definidas como as doenças que necessitam de um intermediário para passar de um animal para outro, ou seja, essas doenças não são transmitidas pelo contato direto como as gripes e maioria das viroses.

Elas possuem sua transmissão feita através de pulgas, carrapatos, mosquitos, pernilongos, ratos entre outros. Elas podem ser zoonoses ou não.

As principais doenças conhecidas que são transmitidas por vetores são, Doenças do Carrapato (Erlichiose, Babésia, Lyme, Febre Maculosa etc), Micoplasma e Dipilidium (pulgas), Dengue, Dirofilariose, Leishmaniose, Febre Amarela, etc (mosquitos e pernilongos), Miíases e Bernes (moscas), Leptospirose (ratos).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais