Buscar

Qual a diferença de hospedeiro definitivo e do intermediário?

💡 4 Respostas

User badge image

Patricia Souza

O hospedeiro é o organismo que aloja o parasito.

O hospedeiro definitivo é aquele que aloja o parasito em sua forma adulta, é dentro dele que ocorre a reprodução sexuada. 

O hospedeiro intermediário é aquele que abriga o parasito em sua forma larval ou assexuada.

5
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para encontrar a resposta para essa pergunta precisamos por colocar em prática nossos conhecimentos em Parasitologia.

Ao aprofundar os estudos em parasitologia invariavelmente iremos nos deparar com dois importantes conceitos, o de hospedeiro intermediário e hospedeiro definitivo, o que diferencia esses hospedeiros é a fase de vida do parasita no qual eles os hospedam.

Os hospedeiros definitivos são aqueles que irão alojar em seu corpo o parasita já em sua fase maturidade sexual e ou fase em que ocorre reprodução sexual, o ser humano serve como hospedeiro definitivo para uma gama de parasitas como por exemplo o Schistosoma mansoni e o Ascaris lumbricoides. Já os hospedeiros intermediários são aqueles que abrigam o parasita em sua fase de larva ou fase de reprodução assexual, o ser humano age como hospedeiro intermediário para algumas espécies de Plasmodium.

Portanto, o hospedeiro definitivo é o que abriga o parasita em sua fase madura em que há reprodução sexual e o intermediário o que o abriga em sua fase larval ou em que há reprodução assexuada.

2
Dislike0
User badge image

Marlison M̶o̶r̶ei̶r̶a̶

O hospedeiro intermediário compreende um ser vivo que atua como hospedeiro de forma transitória, visto que não compreende o hospedeiro final dos microorganismos, ao passo que o hospedeiro definitivo compreende o ser vivo que atua como hospedeiro final.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais