Buscar

dominação legitima

para weber as diferentes formas de dominação legitima podem conviver em um estado.

💡 1 Resposta

User badge image

Taina Sobrinho

  1. Dominação tradicional: Podemos afirmar que é aquela dominação que se impõe pelos costumes. A pessoa que é dominada nesse sentido, ela nem consegue pensar numa outra forma de viver sem ser obedecendo. Como é o caso da obediência às monarquias, famílias dos reis. As pessoas obedecem porque elas herdaram isso como costume e as justificativas que elas têm são: eu obedeço porque sempre foi assim, eles sempre mandaram e o certo é obedecer. Podemos encontrar essa dominação na política e também na religião, pois existem sistemas inteiros de religiões que são fundadas na dominação.

 

  1. Dominação Racional Legal: É aquela dominação que se baseia na crença de que é correto obedecer a lei, não porque a lei seja inspirada por ordem ou por crença divina  ou por que se concorde com todos os detalhes da lei – às vezes as pessoas nem concordam, mas obedecem porque a lei tem que ser cumprida.
  2.  
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais