Buscar

Qual a espécie quimica mais oxidante e a mais redutora?

💡 2 Respostas

User badge image

Raquel Nascimento

A espécie química que provoca a redução de um elemento chama-se agente redutor e, a

espécie química que provoca a oxidação de um elemento chama-se agente oxidante.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Nem todos os elementos têm a mesma capacidade de captar ou ceder elétrons, isto é, os elementos não possuem todos o mesmo poder oxidante ou redutor. Desta forma alguns compostos apresentam maior capacidade para actuar como oxidantes enquanto outros como redutores.

é possível estabelecer uma ordem dos pares redox conjugados (designada por série eletroquímica ou série de atividade) em que os pares redox são ordenados por ordem crescente de acordo com o poder oxidante das respectivas espécies oxidadas.

Este poder oxidante é medido pelo seu potencial normal de redução, isto é, quanto maior for o potencial normal de redução de um dado par espécie oxidada/espécie reduzida, maior será a tendência da espécie oxidada desse par se transformar na respectiva espécie reduzida, oxidando outras espécies químicas.

Desta forma é possível prever quais os elementos que reagem espontaneamente com outros provocando a sua oxidação ou redução.

Os metais têm, na maior parte dos casos, grandes poderes redutores, uma vez que facilmente perdem elétrons. Os metais alcalinos são particularmente redutores, motivo pelo qual o sódio, bem como o lítio ou mesmo o potássio, são capazes de reduzir a água, originando a libertação de hidrogénio.

Os halogênios estão no outro lado da tabela periódica, e ao contrário dos metais apresentam uma grande capacidade em captar elétrons, e são por este motivo fortes oxidantes.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais