Buscar

O que e consciência para Hegel?

Muito importante...

💡 2 Respostas

User badge image

Well Dias

Hegel defende a ideia de que algo só toma consciência de si no contato com o externo. Há aqui uma dependência da consciência daquilo que lhe é externo. É como se a consciência precisasse de uma espécie de provocação advinda de fora para refletir sobre sua própria existência. Partes de um mesmo todo, o que está fora e o que está dentro se completam no processo do conhecimento e, mais ainda, no processo do autoconhecimento. Seguindo sua reflexão, Hegel percebe a necessidade que a consciência sente deste alheio, se percebendo como incompleta, e tal reflexão chega ao ápice na relação da consciência com outra consciência. A consciência se revela como um ser que deseja, devido a essa natureza incompleta, ou mais ainda, como parte de um todo que se completa no alheio. Mas essa questão do desejo entra numa espiral, pois não é só o desejo do objeto alheio que se anula, mas o desejo de algo que também se perceba, tenha consciência-de-si. Assim, a relação entre seres conscientes se baseia numa complexa relação de egoísmo e de incompletude. A consciência-de-si precisa do outro, como uma necessidade própria de satisfazer seus desejos. “Quando um objeto é em si mesmo negação, e nisso é ao mesmo tempo independente, ele é consciência. Na vida, que é o objeto do desejo, a negação ou está em um Outro, a saber, no desejo, ou está como determinidade em contraste com outra gura independente; ou então como sua natureza inorgânica universal. Mas tal natureza universal independente, na qual a negação está como negação absoluta, é o gênero como tal, ou como consciência-de-si. A consciência-de-si só alcança sua satisfação em outra consciência de si. (...) É uma consciência-de-si para uma consciência-de-si. E somente ela é, de fato: pois só assim vem-a-ser para ela a unidade de si mesma em seu ser outro”.

0
Dislike0
User badge image

Äntonia Adriana Silva

Hegel vai falar q existe a consciência em si,é a consciência que existe mais não se sabe, e que em seguida essa consciência vai se tornar fora de si,pois vai perceber o em torno até que essa consciência se torne uma consciência em si para si,é a consciência autônoma.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais