Buscar

) Explique e comente as diferenças entre fato social de Durkheim e a ação social de Weber.

) Explique e comente as diferenças entre fato social de Durkheim e a ação social de Weber.

💡 2 Respostas

User badge image

Narciso Pereira de Sousa

Fato social, segundo Durkheim, é a forma de ser, pensar e agir do indivíduo, na qual apresenta três características principais: a exterioridade, pois o fato social é exterior ao indivíduo, sendo que a sociedade influencia cada sujeito; a coercitividade, que diz que as pesoas tendem a aceitar leis impostas pela sociedade sem se manifestar contra, podendo se de caráter Legal, que são prescritas na Legislação e se estabele penalidade correspondente, ou a "Espontânea", que são as que afloram como resposta a uma conduta inadequada por um grupo ou uma sociedade; e a terceira característica é a Generalidade, pois os fatos socias possuem uma grande frequência que ocorre nos indivíduos.

Ação Social é a conduta humana dotada de sentido, de uma justificativa subjetivamente elaborada. Estabelecendo conexões entre o motivo da ação, a ação propriamente ditae seus efeitos. Sendo que, a ação social gera efeitos sobre a realidade em que ocorre. O indivíduo que, por meios dos valores sociais e de sua motivação,produz o sentido da ação social. (Fonte: COSTA, Cristina, Sociologia - Introdução a ciência da sociedade, 2005)

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Um fato social reconhece-se pelo seu poder de coação externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos; e a presença desse poder reconhece-se, por sua vez, pela existência de uma sanção determinada ou pela resistência que o fato opõe a qualquer iniciativa individual que tenda a violentá-lo [...]. É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais”. Os fatos sociais dariam o tom da ordem social, sendo construídos pela soma das consciências individuais de todos os homens e, ao mesmo tempo, influenciam cada uma. O importante é a realidade objetiva dos fatos sociais, os quais têm como característica a exterioridade em relação às consciências individuais e exercem ação coercitiva sobre estas.

Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.

Os tipos ideais servem como modelos e a partir deles a citada infinidade pode ser resumida em quatro ações fundamentais, a saber:

1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;

2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;

3. Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc., e

4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. (Observe que as duas últimas são irracionais).

Para Weber, a ação social é aquela que é orientada ao outro. No entanto, há algumas atitudes coletivas que não podem ser consideradas sociais. No que se refere ao método sociológico, Weber difere de Durkheim (que tem como método a observação e a experimentação, sendo que esta se dá a partir da análise comparativa, isto é, faz-se a análise das diversas sociedades as quais devem ser comparadas entre si posteriormente).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais