Buscar

inelegibilidade do vice-governador

O vice-governador, em seu primeiro mandato, assumiu temporariamente as funções de governador seis meses antes da eleições, neste caso, esse mesmo vice pode ser candidato a reeleição para o mesmo cargo?

💡 2 Respostas

User badge image

Adriane Cardozo

Não. Caso ele tivesse atuado em dois mandatos como vice e desejasse se candidatar a governador, ele poderia. Entretanto, como ele substituiu o fovernador seis meses antes das eleições nao poderá se candidatar, pois mesmo que tivesse substituido o governador para poder concorrer deveria ter se desincompatibilizado (se afastado do cargo) seis meses antes das eleições. 

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

O TSE já decidiu que “o vice-governador que substituir o governador, nos seis meses anteriores ao pleito, mesmo estando no exercício do cargo na data da eleição, poderá candidatar-se ao cargo de vice-governador, para um único período subsequente” (TSE – Consulta nº 729/DF – Relator Min. Sálvio De Figueiredo Teixeira, DJ 01.02.2002, p. 234).

Desse modo, incide a regra geral do art. 14, §5º, CF:

§ 5º O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subseqüente.

Diferente é a situação apresentada pelo TSE:

Quem ocupou o cargo de vice-prefeito também pode se candidatar novamente ao mesmo cargo, para um único período subsequente, sem necessidade de desincompatibilização (Res.-TSE nº 19.952/97). Se, no curso do primeiro mandato como vice, aquele que se elegeu como vice-prefeito passou a ser prefeito, ele deverá renunciar ao mandato seis meses antes do pleito para concorrer novamente a vice-prefeito, mas se ocorreu durante seu segundo mandato como vice, ele não poderá mais se candidatar ao cargo. (http://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/artigos/regras-para-a-candidatura-de-quem-ja-ocupa-cargo-politico-eletivo).

Veja que nessa situação o Vice tornou-se Prefeito em definitivo (é caso de sucessão, e não de substituição). Logo, se pretender concorrer à Vice estará disputando outro cargo (já que agora é Prefeito). Por essa razão terá que se desincompatibilizar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais