Buscar

Perguntas humanista

4- O Renascimento foi um movimento cultural e científico que revolucionou a Europa dos séulos XIV a XVI. Tal movimento é uma das influências do Humanismo na Psicologia. (Holanda, 2015) A respeito das características do Humanismo resgatadas pela Psicologia está correto afirmar:

I – O homem é considerado um agente cultural e a cultura está em constante mutação.

II – As manifestações culturais como as artes, a ciência, a política e a beleza são revalorizados.

III – O homem deve ser considerado como um ser integral, constituído por corpo e alma.

IV – A saúde do corpo e a maturidade anímica não são importantes a não ser como substrato mínimo para as virtudes que nos preparam para a vida eterna.

V – A vida futura, eterna, após a morte, é valorizada com o objetivo ao qual o homem deve se dedicar, adquirindo méritos durante toda a vida na terra.

Estão corretas somente as afirmações: I, II e III

JUSTIFICATIVA: Nas afirmações IV e V onde apresenta que a saúde do corpo não é importante e que o homem deve adquirir méritos para valorizar a vida após a morte, se evidencia que não faz parte da psicologia humanista, uma vez que a psicologia humanista nasceu sob a bandeira da revalorização do humano. Onde o humano tem um valor em si mesmo, e não como mero suporte ao sobrenatural.

 

5-No capítulo “Humanismo e Humanismos: Pensar o Humano na Clínica”, Holanda (2015) relata que o Humanismo, influenciado pelo Movimento Renascentista, iniciado na Europa entre os séculos XIV e XVII, busca uma revalorização do homem, de suas coisas, de sua história. Trata-se, segundo ele, de “... movimento de protesto contra a inapropriação do sujeito vivente ao seu próprio contexto de vida. No particular, representa uma quebra, uma ruptura com os modelos vigentes de época” (p.109), no caso, a Escolástica.

À luz desse contexto, assinale a alternativa correta sobre o Humanismo na Psicologia:

  1. Influenciada pelos pensamentos existencial e fenomenológico, as psicologias de base humanista buscam conhecer o ser humano, tentando humanizar seu aparelho psíquico. Na fenomenologia, esse ser humano tem consciência do mundo que o cerca, dos fenômenos e da sua experiência consciente.
  2. A maior contribuição dessa nova linha psicológica é a da experiência inconsciente, a qual, com auxílio do terapeuta, pode ser trazida à consciência favorecendo uma tomada de decisão pelo paciente.
  3. A realidade, para a Psicologia Humanista, deve ser exposta à temporalidade, deve ser fluída e não estática, permitindo ao indivíduo a perspectiva de sua totalidade, desmistificando a idéia de uma realidade pura, confrontando-a com outras realidades. A integração entre o indivíduo e o mundo, permite que ele sinta a realidade presente, desconsiderando as influências do passado e do futuro em sua construção.
  4. Considerando a herança renascentista, as teorias humanistas baseiam-se nos valores atemporais da vivência humana, mantendo o foco na experiência passada do ser humano.
  5. Com foco na experiência individual, as psicologias de base humanistas privilegiam a escolha do indivíduo independente do meio em que vive e das relações que estabelece.

RESPOSTA CORRETA: A

JUSTIFICATIVA: A Psicologia Humanista ganhou força nos anos 60 e 70, como uma reação às ideias de análise apenas do comportamento, defendida pelo Behaviorismo e do enfoque no inconsciente e seu determinismo, defendido pela Psicanálise. Possui forte influência existencial e fenomenológica. 

💡 2 Respostas

User badge image

Carolina Montarryos

A psicologia humanisa...

1
Dislike0
User badge image

Regina

Psicologia humanista
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais