Buscar

estrutura atômica

o que significa cerne de eletrons

💡 2 Respostas

User badge image

Volts BR

Cerne do átomo
O núcleo atômico é constituído por prótons, que possuem carga elétrica positiva, enêutrons que possuem ambas as cargas elétricas (negativa e positiva), o que a torna neutra. Cada próton do núcleo tenta afastar outro próton, devido à repulsão elétrica, só não o faz por existir uma outra força de atração entre os nêutrons e os prótons, e com isso parcialmente contrabalançando a repulsão elétrica próton-próton.
Historicamente, vários modelos foram propostos para o núcleo: Modelo da gota líquida, Modelo ótico, Modelo coletivo entre muitos outros. Entretanto, o panorama do núcleo atômico só foi ficando mais claro quando a estrutura das próprias partículas elementares (próton e nêutron) foi sendo desvendada, demonstrando que estas não eram assim verdadeiramente elementares.
As forças de coesão nuclear foram propostas primeiramente com base nos modelos de múons e píons como integrantes da chamada "cola nuclear". Entretanto, os modelos atômicos mais recentes explicam que prótons e nêutrons compartilham uma sub partícula. A tal sub partícula compartilhada é um glúon. Um próton e um nêutron se comportam como dois cachorros brigando por um osso: ora o osso (o glúon) está com um cachorro (o próton) e ora está com o outro cachorro (o nêutron), assim eles se mantém próximos. Como são diversos prótons e diversos nêutrons, a "disputa" envolve todas as partículas e elas se mantém unidas. Essa união enfraquece se oátomo for muito grande como num átomo de urânio, por exemplo. Esses átomos muito grandes são instáveis e podem perder partes de si - processo chamado dedesintegração radioativa. Existem vários modelos para explicar como o átomo é constituido. OS primeiros, como o de Dalton, tratam o átomo como uma esfera maciça, homogenea e indivisivel, totalmente oposto aos fenomenos radioativos conhecidos. A radioatividade provoca altereçoes no núcleo e, em alguns casos, ele pode ser quebrado para formar novas substancias. O modelo de thompson explica a presença de cargas elétricas no átomo, que ainda é tido como esférico. A presença de um núcleo só começou a fazer parte dos modelos atômicos que surgiram posteriormente a Rutherford.
0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Uma representação que é frequentemente utilizada, e esta tende a simplificar e facilitar a configuração eletrônica para os átomos de maior número atômico, denominada de convenção cerne do gás nobre. Desse modo, parte-se do princípio de estabelecer-se a partir do símbolo do gás nobre a sua configuração eletrônica intrínseca. Os elétrons encontrados nos orbitais mais internos são chamados cerne de elétrons e a representação da estrutura eletrônica usando o cerne de elétrons é chamada cerne do gás nobre.

Por exemplo:
o 11Na tem distrbuição: 1s2 2s2 2p6 3s1
o 10Ne (gás nobre) tem distribuição: 1s2 2s2 2p6
então a distribuição do sódio poderia ser escrita como: [Ne] 3s1

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais