Buscar

A revolução francesa é março para o surgimento do estado moderno?

Revolução Francesa

💡 2 Respostas

User badge image

Petterson Nunes

Sim. Na realidade, foi a partir da revolução francesa que surgiram as ideias iluministas, e estas, por sua vez, influenciaram vários movimentos contrários ao absolutismo e monarquias institucionalizadas em vários países, inclusive no Brasil, através das conjurações (mineira e baiana, por exemplo).

1
Dislike1
User badge image

DLRV Advogados

Não.

O marco para o surgimento do Estado Moderno é a fragmentação do sistema feudal e desenvolvimento de um capitalismo mercantil, entre os séculos XIV e XV, que se deu em quatro locais:

  • Espanha;
  • Inglaterra;
  • França; e
  • Portugal.

Em cada um destes locais, há episódios diferentes que marcaram o surgimento do Estado Moderno.

No sistema feudal, não havia estados nacionais centralizados. O controle político era exercido sobre pequenas áreas pelos chamados senhores feudais, que tinham autonomia política para controlar processos judiciais, a liberdade de cidadãos, instituir impostos, entre outros.

Após crise ocorrida nos séculos XIV e XV, surge a necessidade de um governo estável e mais centralizado, que ofereça serviços à população.

Surge então o Estado Moderno, marcado por unidade territorial, fronteiras definidas; unidade cultural e lingüística; exército como monopólio do Estado e moeda nacional.

Ab initio, tal modelo de estado ficara marcado pela presença de um absolutismo monarquico.

Podemos dizer, no entanto, que a revolução francesa foi importante marco para a evolução do Estado, dando fim ao absolutismo monarquico na França.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais