Buscar

Alguém sabe o conceito de grau de floculação ?

💡 2 Respostas

User badge image

Raquel Nascimento

Floculação na indústria Cerâmica

Consideremos um cristal de caulinita, com suas superfícies maiores carregadas negativamente. Estas cargas negativas são provenientes das ligações quebradas de superfícies, assim, sendo o cristal constituído por ânions oxigênio que possui raio iônico muito maior que os cátions, é natural a predominância de cargas negativas.

Logo, para contrabalancear essas cargas negativas, existe uma região em torno da partícula onde moléculas de água são fortemente atraídas pela superfície. Juntamente com estas moléculas de água estão ligados cátions di ou trivalentes, como o CaFe e Mg.

Como estas ligações geram forças muito grandes, a água é fixada na superfície das partículas sólidas, comportando-se como água rígida. Este estado é chamado floculado, pois em torno de cada partícula de caulinita, existe uma camada de água rígida que neutraliza completamente as cargas residuais da caulinita.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Flocula%C3%A7%C3%A3o

 

1
Dislike0
User badge image

Pedro Garcia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Flocula%C3%A7%C3%A3o

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais