Buscar

qual relacao entre metodologia e pesquisa cientifica ?

💡 3 Respostas

User badge image

Maria Das Graças Lopes

 a metodologia vai descrever quais são os métodos e instrumentos empregados para realização da pesquisa científica.a pesquisa cientifica segue todos os processos e normas metodológicas para que a investigação seja validada e representativa.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Metodologia Científica.


Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica.

A metodologia é o estudo dos métodos, especialmente dos métodos das ciências. É um processo utilizado para dirigir uma investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar um fim determinado.

A Metodologia científica aborda as principais regras para uma produção científica, fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico.

A pesquisa é uma das atividades primordiais para a elaboração dos trabalhos realizados com base na metodologia científica. É a fase da investigação e da coleta de dados sobre o tema a ser estudado.


Portanto, metodologia é o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. A Metodologia científica aborda as principais regras para uma produção científica, fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de uma pesquisa científica.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Metodologia Científica.


A metodologia trata-se de um estudo dos métodos necessários para a realização de um trabalho cientifico, por exemplo: iniciação cientifica e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). É um estudo com finalidade de investigar a verdade/ verificar uma hipótese. A metodologia cientifica visa fornecer as principais técnicas, instrumentos e objetivos para uma melhor qualidade do trabalho cientifico. Pesquisar (fase de coleta de dados e investigar o tema que vai ser estudado) é primordial para a elaboração de trabalhos feitos com base na metodologia cientifica.


Por sua vez, a Pesquisa científica é o produto de uma investigação detalhada e meticulosa, que busca responder o problema proposto, alicerçando-se em mecanismos científicos.


Portanto, a Metodologia Científica consiste no estudo e análise dos métodos necessários para elaborar um trabalho científico. Trata-se da reunião de técnicas e processo empregados ao longo de toda a pesquisa. A mesma é de vital importância para organizar os procedimentos a serem realizados, respondendo perguntas básicas como: "o que?", "onde?", "quando?", "como?" e "por quê?". Por outro lado, a pesquisa científica é o produto da investigação alicerçada na Metodologia Científica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais