Buscar

Pode a homologação ser considerada ato administrativo negocial?

Seria homologação um exemplo de ato administrativo negocial? *Ver o posicionamento de Hely Lopes Meirelles sobre a questão, bem como Di Pietro e avaliar qual é o posicionamento da doutrina majoritária. Obrigado! :D

💡 2 Respostas

User badge image

Henrique Angelin

dfdsfdsfdsfsddsf

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Seria homologação um exemplo de ato administrativo negocial? *Ver o posicionamento de Hely Lopes Meirelles sobre a questão, bem como Di Pietro e avaliar qual é o posicionamento da doutrina majoritária. Obrigado! :D

 

Hely Lopes Meirelles classifica a homologação como ato administrativo negocial. Maria Sylvia Zanella Di Pietro, por outro lado defende que a homologação é um ato de controle, e não negocial.

 

  • Hely Lopes Meirelles

“Atos administrativos negociais são todos aqueles que contêm uma declaração de vontade da Administração apta a concretizar determinado negócio jurídico ou a deferir certa faculdade ao particular, nas condições impostas ou consentidas pelo Poder Público.

Neste conceito enquadram-se, dentre outros, os atos administrativos de licença, autorização, permissão, admissão, visto, aprovação, homologação, dispensa, renúncia e até mesmo o protocolo administrativo, como veremos a seguir.” (Direito Administrativo Brasileiro. 29ª ed. pg. 212)

 

  • Maria Sylvia Zanella Di Pietro

“Neste item serão analisados alguns atos administrativos em espécie, divididos em duas categorias: quanto ao conteúdo e quanto à forma de que se revestem.

São do primeiro tipo a autorização, a licença, a admissão, a permissão (como atos administrativos negociais); a aprovação e a homologação (que são atos de controle); o parecer e o visto (que são atos enunciativos).” (Direito Administrativo. e-book. 31ª ed. pg. 307)

 

Não é possível determinar a posição majoritária. Rafael Carvalho Rezende Oliveira e Celso Antônio Bandeira de Mello  acompanham o pensamento de Maria Sylvia. Por outro lado, Matheus Carvalho segue a tese de Hely Lopes Meirelles.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais