Buscar

Sobre a integração do Direito Tributário, assinale a alternativa correta:

Interpretação é a ação de interpretar, ou seja, está relacionada à ideia de explicar ou declarar o sentido de algo. No Direito Tributário, as normas podem sofrer um processo de interpretação para delimitar seu alcance, bem como precisam, muitas vezes, realizar um processo conhecido como integração, que é uma forma de completar uma possível lacuna no Direito.
 
ANDRADE, Renata Monteiro de. Direito Empresarial e Tributário. Maringá-PR.: UniCesumar, 2018.​
 
Nesse sentido, sobre a integração do Direito Tributário, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Alternativa 1:

A equidade no direito tributário significa aplicar o mesmo ato normativo a outros fatos não iguais, mas que possuem alguma característica em comum, a fim de justificar a aplicação.

 Alternativa 2:

A analogia consiste na aplicação da lei ao caso concreto, mas essa aplicação se limita à impossibilidade de dispensa de tributo, visto que se ele é instituído por lei, somente por ele pode ser destituído.

 Alternativa 3:

Quando mencionamos os princípios gerais do direito tributário, estamos falando em não utilização de tributo com efeito de confisco (art. 150, IV), uniformidade tributária (art. 151, I), isonomia tributária (art. 150, II), reserva legal (art. 150, I) anterioridade (art. 150, III, b e c) e capacidade contributiva (art. 145 § 1º).

 
Alternativa 4:

O Direito trata-se de uma ciência exata, assim não permite que no caso em concreto seja realizado um juízo de valor, pois a lei tributária sempre será interpretada de forma sistemática.

Alternativa 5:

Na legislação tributária nunca será aplicada a interpretação literal.  

💡 2 Respostas

User badge image

Mari Farias

Alternativa 2 CORRETA

A lei tributária em seu art. 108, I, parágrafo 1º, dispõe que na ausência de lei expressa, a autoridade tributária administrativa pode utilizar na lei tributária o instituto da analogia. Porém, não se pode exigir por meio dela, a instituição ou extinção de um tributo. Somente a lei estabelecerá  à sua criação e seu término, art. 150, I, CF e art. 97, I, CTN.

Assim sendo, a analogia pode ser aplicada nos casos em que não haja lei expressa, para que se complete lacuna, contudo, não será estendida à criação ou extinção do tributo.

0
Dislike0
User badge image

Henrique Paduan

A alternativa correta é a 3, já que apresenta o rol de princípios inscritos na Constituição da República.

A equidade implica em busca da justiça no caso concreto.

Já a analogia não se refere à aplicação da lei ao caso concreto, e sim a aplicação de solução já existente no ordenamento para caso ausente de solução legal.

Além disso, o direito não se trata de uma ciência exata, sendo um conhecimento dependente da interpretação e da construção de soluções a partir dos textos normativos. 

Por fim, a interpretação literal é um dos modos mais aplicados ao direito tributário, já que os tributos estão ligados diretamente com as previsões legais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais