Buscar

o que é revogação expressa e tácita?

💡 3 Respostas

User badge image

Daniela Freitas

Tácita- É quando um texto de lei não tem mais utilidade ou aplicação prática, e mesmo sem ser expressamente cancelada , ninguém mais faz uso para as finalidades para os quais foi editada . Expressa - E o cancelamento ou anulação de um texto de lei ou norma por escrito .
0
Dislike0
User badge image

Duda Silveira

A revogação tácita - ocorre quando uma nova lei regova a lei anterior indiretamente. No caso da revogação expressa, a nova lei revoga expressamente a lei antiga, ou seja, cita expressamente qual lei, artigo, parágrafo, inciso e alíneas da lei que estaria sendo revogada.
0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

revogação expressa ocorre quando a nova lei declara que a antiga lei será total ou parcialmente extinta (LINDB, art. 2º, § 1º, primeira parte).

revogação tácita ocorre quando a nova lei não contém declaração no sentido de revogar a lei antiga, mas isto ocorre porque a nova legislação se mostra incompatível com a antiga ou regula por inteiro a matéria de que tratava a lei anterior (LINDB, art. 2º, § 1º, última parte).

"Art. 2º, § 1o  A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais