Buscar

Vocês são a favor ou contra a redução da Maioridade Penal? Por que?

💡 3 Respostas

User badge image

Diego da Mota Borges

O discurso político de "redução da maioridade penal" ou da "emancipação criminal" não me convence, e, ainda que considerado Constitucional (a redução não é Constitucional), não resolveria o problema.

É de se notar que partir da premissa de punição de jovens infratores deve considerar o resultado final dessa funição: atualmente funciona? Todos sabemos que não.

A prisão não funciona, prova disso é que o Brasil tem uma das maiores populações carcerarias do mundo (cerca de 800.000 presos) e o problema só cresce. Sem dúvidas o problema da Segurança Pública, antes de tudo é um problema social. E a educação, como anda? Por essas razões é que o discurso posto e reforçado por polícitos sobre a redução ou emancipação não tem razão prática. É, na verdade, uma válvula de escape, pois, afinal, o problema atual da Segurança Pública é por conta da ausência de punição dos menores. Por outro lado o discurso em torno da Educação é sempre o mesmo: Quantidade (não qualidade).

Afinal, por qual motivo os governantes desejariam uma população instruída? Na minha opnião diminuir a maioridade penal ou a emancipação criminal não resolve, somente serve de argumento de campanha política, sem falar-se na sua inconstitucionalidade.

2
Dislike0
User badge image

leandro pereira

Se, e apenas se, realmente fosse uma redução, do tipo 12 anos sim! mesmo acreditando que esse não seja o caminho, mas acredito que uma redução para 16 ou 14 anos não mudaria muita coisa. Os jovens dessas idades já sabem discernir entre o certo e o errado.

1
Dislike0
User badge image

Wellington Machado

O problema no Brasil não esta na idade em que se torna putavel o agente, visto que os estudos psicologicos feitos em infratores demonstra que ninguem comete um crime acreditando que será punido por tal ato. Os infratores se acham superiores a lei, acreditam que passaram impunes para sempre e viverão no luxo, ou seja, a redução da idade penal não resolverá essa questão. Assim como a pena de morte, aprovada em alguns estados do EUA, não reduziu o número de crimes.

O que muda a conduta e diminui a criminalidade em um país são as politicas empregadas em prol da população. É educação de qualidade, oportunidades iguais, saúde basica, saneamento e o mais importante o combate a corrupção.

Os paises com as menores taxas de criminalidade apresentam uma população extremamente confiante em seus governadores, e não é novidade o pensamento brasileiro de que aqui todo mundo rouba. As crianças são ensinadas a serem mais espertas que as outras, tomarem vantagem, furar fila, não devolver o troco que esta errado, enquanto os pais trocam votos por favores politicos. Somente a educação e a valorização da população diminui a criminalidade. 

Nenhuma lei muda uma conduta social, assim como a lei que aprovou a união homoafetiva não fez com que surgissem gays de tudo quanto é canto, a diminuição da idade penal não fará com que os deliquentes deixem de delinquir. 

Além disso tudo, há ainda a questão da superlotação carcerária, um jovem pobre levado pelo capitalismo a vender maconha pra comprar um airmax, cai em uma cela inocente e sairá como ladrão de banco, assassino, entre outras condutas perniciosas ao convivio social.

Concluindo o raciocinio, não sou a favor da redução enquanto não houver uma real preocupação com os jovens.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais