Buscar

Qual o recurso cabível contra embargos de declaração acolhidos parcialmente?

💡 2 Respostas

User badge image

Diego da Mota Borges

A resposta Getúlio é: depende. Depende de qual a natureza da decisão que gerou a oposição dos Embargos de Declaração. Por exemplo, se a decisão embargada de declaração for uma decisao interlocutória, o recurso a ser manejado é o de Agravo de Instrumento ou Retido, a depender de ser a decisão passivel ou não de dano irreparável ou de difícil reparação.

Em outro caso, se a decisão embargada de declaração for uma sentença no procedimento comum, o recurso cabível é o de Apelação, se for sentença do Juizado Especial, o recurso será o Inominado, ou ainda, tratando-se de sentença em ação de execução fiscal, e diminuto valor (há uma regra até quando vai esse valor) o recurso será (por incrível que pareça) o de Embargos Infringentes.

Por fim, sendo caso de embargos de declaração parcialmente acolhido o recurso poderá ser, a depender dos voltos, de Embargos Infringentes, Recurso Especial ou Recurso Extraordinário.

Todas essas opções, vale dizer, dependem de cada caso específico, e o recurso deve ser proposto somente em relação à parte que não foi acolhida, pois do contrario faltará interesse recursal.

Espero ter ajudado.

3
Dislike2
User badge image

Wellington Machado

Visto que os embargos não possuem funções modificativa da decisão, os recursos cabiveis são:

Em caso de sentença a apelação;

Em caso de Acordão os Recursos Especiais e Extraordinarios,

Posto que, ainda que a decisão não seja modificada, o juizo à quem deverá fundamentar os motivos de pactuar com a decisão anterior o que deverá suprir a omissão, obscuridade ou contradição supostamente existente

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais