Buscar

Sus e sua hierarquia?

quais são

💡 4 Respostas

User badge image

Larissa araujo

SUS hierarquiza o sistema público de saúde em três níveis: baixa (unidades básicas de saúde), média (hospitais secundários e ambulatórios de especialidades) e alta complexidade (hospitais terciários).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O fornecimento dos serviços públicos de saúde e as ações promovidas integram uma rede regionalizada e hierarquizada que constitui o sistema único. Esse sistema segue os caminhos propostos por três diretrizes que são: (i) a descentralização, com foco em cada esfera de governo; (ii) atendimento total , com prioridade para atividades preventivas; (iii) participação da sociedade.

A direção do SUS é exclusivamente exercida em cada uma das esferas de governo. No nível federal o Ministério de Saúde é responsável pela direção nacional do SUS, cujas atribuições estão previstas no artigo 16 da Lei 8.080/1990.

A direção federal do SUS tem como função: (i) definir, coordenar e estabelecer normas quanto ao sistema de vigilância sanitária, incluindo os produtos e as substâncias, executando, ainda, a vigilância de portos, aeroportos e fronteiras; (ii) controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e executar ações de vigilância sanitária em circunstâncias especiais, como na ocorrência de agravos inusitados à saúde que possam escapar do controle da direção estadual do SUS ou que representem risco de disseminação nacional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais