Buscar

Os músculos abdominais apresentam duas importantes funções. Quais são elas ?

💡 5 Respostas

User badge image

Raquel Nascimento

"Porém, especificamente, os músculos abdominais possuem um importante papel na estabilização da coluna lombar e da cintura pélvica .
   Segundo Norris, o músculo reto abdominal é o principal flexor do tronco; os músculos oblíquos internos e externos, além de participarem da flexão, têm funções, de acordo com a orientação de suas fibras, de rotação, inclinação lateral e estabilidade durante o exercício abdominal. (...)

O transverso abdominal foi considerado um importante estabilizador da coluna lombar a partir do conhecimento da sua relação com a fáscia tóraco-lombar e a pressão intra-abdominal, e da participação destas na estabilidade lombar."

Mais em: http://www.ifit.com.br/dicas/37-o-musculo-transverso-abdominal-e-sua-funcao-de-estabilizacao-da-coluna-lombar.html

 

1
Dislike1
User badge image

Ana Marcondes

Estabilização da coluna vertebral e participa nos processos de inspiração forçada e expiração forçada.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os músculos do abdomem são um par de músculos longos e planos, interrompidos, por três ou quatro cruzamentos aponeuróticos, chamados dermatomas e medialmente dividido por uma banda de tecido conjuntivo denominada linha branca, acima da linha arqueada, e está contido na bainha do reto.


Estende-se desde a linha mediana do púbis até a borda inferior da caixa torácica e o processo xifoide. É inserido por meio de um tendão achatado e curto, que possui dois feixes musculares, externos e internos, que são separados pela linha alba.


É um importante músculo postural e um poderoso flexor da coluna vertebral, tendo importante contração implicações fisiológica, mas realmente outras funções são realizadas pelo transverso abdominal, ou seja, dreno abdominal, contribuindo para a micção e defecação.


Além disso, mantenha as vísceras abdominais no lugar. Ela intervém na função expiratória da respiração quando é contraída em partes; seu tom limita a inspiração máxima. O músculo reto abdominal também flexiona o tronco. Produz a flexão da coluna por meio das costelas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais