Buscar

PROCESSOS QUIMICOS

Um exemplo clássico de extração sólida, ou lixiviação, é a extração de óleos de sementes como soja e milho com solvente 13 hexano. O óleo é denominado soluto e o extrato é uma mistura óleo-hexano (soluto-solvente), posteriormente separado por destilação. Outro exemplo é a extração de café ou chá com água quente para produção de bebida solúvel. A extração sólida, portanto, tem como objetivo:
 
A

O objetivo é adicionar um componente da fase sólida fazendo percolar através dele um líquido, denominado solvente, no qual este componente é insolúvel.

B

O objetivo é remover um componente da fase sólida fazendo percolar através dele um líquido, denominado soluto, no qual este componente é menos solúvel.

C

O objetivo é remover um componente da fase sólida fazendo percolar através dele um líquido, denominado solvente, no qual este componente é mais solúvel.

D

 

O objetivo é adicionar um componente da fase sólida fazendo percolar através dele um líquido, denominado soluto, no qual este componente é mais solúvel.

💡 5 Respostas

User badge image

Josemar Santos

letra C   resposta paina 12 roteiro de estudo 

1
Dislike0
User badge image

Gustavo Carvalho Neves

obrigado

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A extração sólida, procedimento de separação líquido-sólido, é utilizada para vários procedimentos de fundo analítico complexo.

Segundo o enunciado, a resposta a qual se refere ao processo é a alternativa C, pois sendo uma extração de uma fase sólida, um líquido (solvente) irá percolar (passar pelo meio da fase sólida), para, então, ser extraído dele a substância, já que, ao sair atravessar a fase sólida, o solvente estará agregado ao solvente (soluto-solvente); tal solvente, que é o componente a ser extraído, é solúvel no solvente.

Na alternativa A, o erro encontra-se na insolubilidade do componente, ou seja, do soluto. É necessário que o componente seja solúvel ao solvente, para que depois seja realizada a destilação, separando as duas substâncias.

Na alternativa B, o erro encontra-se no fato do líquido percolado ser denominado de soluto, o qual, no caso, o correto seria denomina-lo de solvente.

Por fim, na alternativa D, o erro encontra-se no fato da adição de um componente da fase sólida, o qual, no processo da extração, o visado é a retirada de componentes, no caso, o soluto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais