Buscar

Quais os processos que determinam o comportamento do agente químico no organismo e que são importantes fatores que influem na sua toxicidade?

Toxicologia

💡 1 Resposta

User badge image

MATHEUS CAMPOS

 Absorção Absorção é quando o agente tóxico passa de um meio externo para um meio interno, ou seja, é introduzido no organismo e vai para a circulação sistêmica. A absorção do agente químico depende de fatores ligados ao agente químico e a membrana celular e pode acontecer pelas vias respiratórias, via dérmica ou pelo trato gastrointestinal.
 

 Distribuição Na distribuição, o agente tóxico é transportado para o resto do organismo, podendo deslocar-se para diversos tecidos e células. A concentração do agente é desigual para os vários pontos no sistema, e locais de maior área não necessariamente terão maior concentração do toxicante. Ao circular, o agente tóxico pode ser biotransformado, ligar-se ao sítio de ação, ser eliminado, ligar-se a proteínas plasmáticas ou eritrócitos ou ser armazenado

biotransformação pode ser compreendida como um conjunto de alterações químicas ou estruturais que as substâncias sofrem no organismo, geralmente, ocasionadas por processos enzimáticos, com o objetivo de diminuir ou cessar a toxicidade e facilitar a excreção.
A biotransformação pode ocorrer em qualquer órgão ou tecido orgânico como, por exemplo, no intestino, rins, pulmões, pele, testículos,  A grande maioria das substâncias, sejam elas endógenas ou exógenas, é biotransformada no fígado

 Excreção Os xenobióticos que penetram no organismo são, posteriormente, excretados através da urina, bile, fezes, ar expirado, leite, suor e outras secreções, sob forma inalterada ou modificada quimicamente. A excreção pode ser vista como um processo inverso ao da absorção, pois os fatores que interferem na entrada do xenobiótico no organismo, podem dificultar a sua saída. alguns fatores que podem influenciar na excreção sao:


Via de introdução – interfere na velocidade de absorção, de biotransformação e, também, na excreção.
Afinidade por elementos do sangue e outros tecidos – geralmente o agente tóxico na sua forma livre está disponível à eliminação.
Facilidade de biotransformação – com o aumento da polaridade a secreção por via urinária fica facilitada.
Frequência respiratória – em relação a excreção pulmonar, o aumento da frequência respiratória, acelera as trocas gasosas.
Função renal – como a via renal é a principal via de excreção dos xenobióticos, qualquer disfunção dos órgãos irá interferir na velocidade e proporção de excreção.

espero ter ajudado!
 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais