Buscar

crime continuado

como caracterizar um crime continuado?

💡 6 Respostas

User badge image

Anselmo Duartte

Crime continuado, demonstrado no artigo 71 do Código Penal, acontece quando um agente por mais de uma ação ou omissão, ou seja, duas ou mais ações ou omissões, pratica dois ou mais crimes de mesma espécie nos mesmos modo, tempo e lugar de execução, sendo que os crimes subsequentes são havidos como continuação do primeiro. O próprio nome já diz, crime continuado, ou seja, ocorrência de vários crimes em que os subsequentes representam uma continuação do primeiro. 

Inicialmente, há o crime continuado comum e específico. O crime continuado comum é aquele descrito acima, onde os crimes de mesma espécie são aqueles descritos no mesmo tipo penal(mas há entendimento que crimes de mesma espécie são aqueles que ofendem o mesmo bem jurídico - posição de Luiz Regis Prado), nos mesmos modo, tempo(a jurisprudência admite como tempo um interregno de 30 dias entre um e outro) e lugar de execução(mesma casa, bairros vizinhos e até mesmo cidades contíguas, vizinhas). Nessa espécie de crime continuado, a pena calculada considerará apenas um único crime(se forem iguais, uma delas, ou se forem diferentes, a mais grave), exasperando-a, aumentando-a de 1/6 a 2/3.

Diferentemente do crime continuado comum, o crime continuado específico, tipificado no parágrafo único do artigo citado, é aquele cometido por duas ou mais ações que levam a ocorrência de crimes dolosos com grave ameaça ou violência a pessoa, com vítimas diferentes. Nessa espécie de crime continuado, o juiz considerando as circunstâncias judiciais descritas no artigo 59 CP, poderá triplicar a pena.

Lembrando que no crime continuado adota-se a teoria da ficção jurídica que considera todos os crimes cometidos como se fosse um só, isso porque os crimes subsequentes são considerados uma continuação do primeiro.

4
Dislike0
User badge image

Paulo Augusto

Segundo CAPEZ, Fernando (Direito Simplificado) Ocorre quando o agente, reiteradamente, mediante mais de uma conduta (ação ou omissão) pratica dois ou mais crimes da mesma espécie , nas mesmas condições de tempo, ação e lugar. Por exemplo, a empregada que furta toda semana da carteira da patroa R$ 10,00.

3
Dislike1
User badge image

Jheniffer Souza

Quando um agente comete uma ou mais ações ou omissões, dois ou mais crimes identicos ou não com vitimas diferentes, uma vez que respeite os critérios de tempo, modo de execução e lugar.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais