Buscar

Por que o Ativo é débito e o Passivo é crédito?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O conceito de débito e crédito regula a relação da empresa com seus sócios (pessoas credoras) com os locais de aplicação de seu dinheiro, como bancos, veículos e imóveis (pessoas devedoras). Analisando essa relação, o ativo da empresa, como o saldo no banco, representa um capital que alguém (o banco) deve a ela (um débito), representa uma relação com uma pessoa devedora, já o passivo, como o dinheiro investido por um sócio, representa uma relação com uma pessoa credora (o sócio), que é alguém que tem um crédito com a empresa.

1
Dislike0
User badge image

Regiane Fagundes Mota

MAS POR QUE O ATIVO É DÉBITO E O PASSIVO É CRÉDITO?


Porque temos o ATIVO como a APLICAÇÃO DE RECURSOS (QUANDO DÉBITO = APLICAÇÕES). É no ATIVO que estão os Bens e Direitos da empresa, é aonde está a aplicação do dinheiro investido na empresa, logo o ATIVO tem natureza DEVEDORA.

 

Já no PASSIVO temos as ORIGENS DE RECURSOS (QUANDO CRÉDITO = ORIGENS). É no PASSIVO que estão as Obrigações da empresa, seja ela com sócios (Patrimônio Líquido), seja ela com terceiros (Passivo circulante e exigível a Longo Prazo). São as dívidas geradas para que a empresa possa exercer as suas atividades (funcionar), logo o PASSIVO tem natureza CREDORA.

 

A mesma regra aplica-se para as Receita e as Despesas.


Com isso em mente, responda o seguinte: Quando o seu dinheiro entra no banco, o banco tem uma obrigação de te devolver o dinheiro um dia, então ele tem um ATIVO ou um PASSIVO?

R: UM PASSIVO.

Portanto, quando o seu dinheiro entra no banco, o passivo do banco aumenta e isso é um CREDITO (pro Banco, não pra você). Por isso a confusão de crédito e débito que temos. Mas a regra é simples é só inverter o que nos parece NATURAL!

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Segundo a escola italiana de contabilidade e a escola alemã de contabilidade, o débito representa algo que se tem ou se adquire, enquanto que o crédito é a fonte do débito. Ou seja: em uma transação onde uma dada quantia é transferida de um sujeito A para um sujeito B, diz-se que o sujeito A tem um crédito para com o sujeito B e este (o sujeito B), por sua vez, tem um débito para com o sujeito A. "Débito" vem da raiz latina debere, "dever", enquanto que "crédito" vem da raiz credere, "crer".


Portanto, no exemplo citado, A "crê" que reaverá a quantia transferida para B, e B "deve" essa quantia para A. Nos livros contábeis, os débitos se inscrevem no lado esquerdo das contas, e os créditos, no lado direito. Pelo método das partidas dobradas, a cada operação, correspondem um ou mais débitos e um ou mais créditos, sendo que a soma dos créditos será igual à soma dos débitos correspondentes. Se uma conta possuir mais débitos que créditos, terá saldo devedor, e se possuir mais créditos que débitos, terá saldo credor.


Dito isso, segue a seguinte relação:

  • Contas de ativo (bens e direitos) - são debitadas quando aumentam o seu valor em virtude do fato contábil e são creditadas quando diminuem o seu valor;

  • Contas de passivo (obrigações exigíveis) - ao contrário das do ativo, diminuem quando debitadas e aumentam quando creditadas;

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais