Buscar

Reflexo de Retirada (ou Reflexo de Flexão) como funciona?

💡 5 Respostas

User badge image

Turma99 MedUfes

Quando um estímulo aos receptores somaticos de dor/ pressão é levado por fibras aferêntes até o corno posterior do segmento medular responsável pela área inervada da origem do estímulo. este estímulo doloroso se comunica com interneurônios da medula que comunicarão com neurônios eferentes ( efetores) que inervam musculos do membro ou região atingida, a fim de movimenta-lo e afastar da genese causadora de dor no local. 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O reflexo de retirada é um reflexo espinhal destinado a proteger o corpo de estímulos prejudiciais. Os reflexos espinhais são frequentemente monossinápticos e são mediados por um simples arco reflexo.


Um reflexo de retirada é mediado por um reflexo polissináptico, resultando na estimulação de muitos neurônios motores, a fim de dar uma resposta rápida. Quando uma pessoa toca um objeto quente e retira sua mão dele sem pensar ativamente sobre ele, o calor estimula a temperatura e os receptores de dor na pele, desencadeando um impulso sensorial que viaja para o sistema nervoso central. 


O neurônio sensorial então faz sinapses com interneurônios que se conectam a neurônios motores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais